Caravana do Desenvolvimento inspira sonhos de alunos no Vale do Purus

Capacitações gratuitas ofertadas pelo Sistema FIEAC em Sena Madureira tiveram início nesta semana e seguem até o dia 24

Teve início nesta semana, no Vale do Purus, mais uma edição da Caravana do Desenvolvimento. O mutirão de qualificação profissional, com dezenas de cursos e palestras gratuitos, é ofertado pelo Sistema FIEAC, que reúne Federação das Indústrias do Estado do Acre, SESI, SENAI e IEL, e é realizado entre os dias 6 e 24 deste mês de novembro, em Sena Madureira.

01Marinez e a filha Antônia Maria, alunas do curso de Mecânica de Motocicletas, pretendem abrir uma oficina - Foto/Assessoria FIEAC

As aulas têm inspirado sonhos e entusiasmado os alunos. É o caso de Marinez Bezerra de Lima, de 40 anos, e sua filha, Antônia Maria Bezerra, de 19 anos. Elas se inscreveram no curso de Mecânica de Motocicletas e revelaram o desejo de, futuramente, serem donas do próprio negócio.

“Se Deus nos permitir e com o conhecimento que estamos adquirindo, iremos abrir a nossa oficina”, comenta, esperançosa, a jovem Antônia. “Está sendo uma bênção. Nunca tinha tido oportunidade de um curso gratuito tão relevante e vou aproveitar, ao máximo, essa oportunidade”, acrescenta Marinez, que também se inscreveu no curso de Aperfeiçoamento em Pintura de Obras.

Trabalhadora rural, Ana Maria Teófilo, de 45 anos, é aluna dos cursos de Aperfeiçoamento em Pintura de Obras e Pizzaiolo. Ela mora em Sena Madureira, mas pretende trabalhar com a venda de massas no município de Manoel Urbano. “Lá tem poucas pizzarias e acredito que posso abrir um empreendimento nesse ramo de alimentação e ter uma boa renda”, destaca.

02Ana Maria Teófilo sonha em ter sua própria pizzaria - Foto/Assessoria FIEAC

Já Edcarlos Veríssimo, de 40 anos, aluno do curso de Aperfeiçoamento em Instalações Elétricas, trabalha atualmente com pinturas e serviços gerais e busca ampliar sua capacitação para conseguir mais trabalhos. “Busco me aperfeiçoar cada vez mais, pois essas profissões técnicas necessitam de mão de obra qualificada. Estou aproveitando e sou grato por essa grande chance que o Sistema FIEAC nos oportunizou”, enfatiza.

A Caravana do Desenvolvimento no Vale do Purus segue até 24 deste mês e a solenidade de certificação será realizada no dia 25 de novembro. Nesta edição, a iniciativa tem como parceiros o Gabinete do deputado federal Gerlen Diniz e a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).