casa sesi
casa senai
casa iel

Líderes da indústria são homenageados na festa de 30 anos da FIEAC

Ao longo de sua história, instituição foi comandada por mãos firmes e visionárias na luta pelo desenvolvimento do estado

“A Federação das Indústrias ajudou muito a nossa empresa, todo o Sistema FIEAC nos proporciona aprendizados e conhecimento. Para nós, é emocionante e gratificante fazer parte e celebrar os 30 anos desta magnífica instituição que colabora com a classe empresarial”, reconheceu o empresário Adalberto Moreto, do setor de alimentos, no jantar de comemoração do aniversário da terceira década de fundação da Federação das Indústrias do Estado do Acre, realizada na noite da última sexta-feira, 3 de agosto, no Ginásio do SESI Abrahão Felício. O evento, que homenageou a garra e o desprendimento de seus ex e atuais presidentes, reuniu toda a liderança do setor industrial do estado, autoridades, parceiros do setor produtivo e contou com a participação, também, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé.

Colaboradora da FIEAC por nove anos, a vereadora de Rio Branco Elzinha Mendonça, aproveitou a ocasião para entregar uma moção de louvor à instituição. “Sinto-me extremamente grata e honrada de, hoje, na presença de todos os presidentes, poder enaltecer a Federação das Indústrias pelo belíssimo trabalho em prol do desenvolvimento de nosso estado”, agradeceu a ex-funcionária.

Presidente licenciado da FIEAC, José Adriano afirmou que levará para sempre, com grande orgulho, essa experiência. “Desde o momento que entrei nesta instituição, busquei entender por que homens tão valorosos se dedicaram de forma tão altruísta a fazer deste estado uma referência na área da indústria. É uma dificuldade tremenda elevar esta instituição ao patamar em que ela se encontra hoje. E, por isso, agradeço ao Naildo, que foi quem começou tudo isso”, destacou.

Representando o governador Tião Viana, a primeira-dama Marlúcia Cândida declarou que o governo do estado tem um orgulho muito grande de ser parceiro da FIEAC para o desenvolvimento. “Cada presidente que aqui está desenvolveu uma política séria e correta, com respeito à autoestima do povo acreano e ao meio ambiente. Estão todos de parabéns. Acreditamos que o desenvolvimento acontece quando empresários e governo andam de mãos dadas”.

PERFIL DOS PRESIDENTES – Em seu discurso, a presidente da FIEAC em exercício, Adelaide de Fátima Oliveira, traçou o perfil de todos os líderes que já passaram pelo comando da instituição, emocionando a todos os presentes. A seguir:

“Ao longo das últimas três décadas, fomos liderados por verdadeiros desbravadores e operários incansáveis na luta pela formação de uma cultura empreendedora e ambiente próspero para negócios, algo impensável pelos pessimistas, na gênese desta trajetória. O pioneiro Naildo Carlos lançou a pedra angular dessa história alicerçada em muita força de vontade e união em prol dos interesses de uma categoria muitas vezes injustiçada. Um caminho difícil, porém muito frutífero.

Coube, em seguida, ao nosso grande líder Jorge Tomás, militante incansável do setor produtivo, a primeira presidência efetiva da instituição. Muitos foram os desafios encarados e, um a um, superados com maestria. Após ele, só poderíamos ser liderados por outra brilhante referência do setor. E esta tarefa foi confiada ao mestre João Albuquerque. Detentor de uma sapiência designada a uma abençoada minoria, a FIEAC, sob seu comando, passou por uma grande evolução. Ao nobre amigo João Francisco Salomão foi entregue o desafio de não deixar esse ritmo cair nem desacelerar. E ele conseguiu. Também detentor de dois mandados, com uma gestão inovadora e eficaz, abriu as portas da entidade à participação mais efetiva dos sindicatos e empresas, conferindo, assim, mais sinergia aos distintos segmentos da indústria acreana.

Carlos Sasai foi um gestor sensível, comprometido com a educação, formação e qualificação de mão-de-obra, pesquisa aplicada e prospecção de mercado. Levou a instituição para fora do condomínio fechado da capital, fincando raízes no Vale do Juruá, segunda maior região do estado, e, com o Projeto de Interiorização das Ações do Sistema FIEAC, hoje denominado Caravana do Desenvolvimento, promoveu cursos de qualificação, palestras e consultorias itinerantes para empresários e comunidade do interior. Mas o Senhor, nosso Deus, que sabe de todas as coisas, quis recolher este exemplo de ser humano para si, antes mesmo de concluir seu mandato. Porém, sua missão aqui na Terra já estava concluída com êxito.

Sobre o nosso caríssimo colega José Luiz Felício recaiu a incumbência de substituir Sasai. Faltava pouco tempo para a conclusão de seu mandato, mas ainda havia muito a se fazer. Ele não se intimidou. Com muita humildade, de quem se via em uma situação completamente nova e desafiadora, deu o seu melhor pela instituição e deixou um legado sólido, assinando seu nome no rol dos líderes desta magnífica instituição.

Aclamado para assumir o mais alto posto de representatividade da classe produtiva de nosso estado, o presidente ora licenciado José Adriano não perdeu a simplicidade, denominando a si mesmo como operário de seus sucessores, rejeitando se sentar no trono do Olimpo. Preferiu comandar a FIEAC do chão, lado a lado com aqueles que estão na base, lado a lado com aqueles que estão na base, responsáveis por fazer a indústria acreana ser essa grande engrenagem que não para. Com muita disposição e garra, resgatou a autoestima dos empresários, comprovando que somos responsáveis por uma grande fatia da geração de emprego, renda e riquezas desta terra e que temos motivos e o dever de nos orgulhar.

Hoje, a presidência do Sistema Indústria está confiada a mim. Com muito temor, substituo Adriano e, ainda que por um breve período, já sinto o que é o peso da responsabilidade de conduzir, com ordem e decência, esta que é a maior entidade representativa do nosso estado, da qual tenho a honra de compartilhar, com muita alegria, um pouco dessa história construída por diversas e bem aventuradas mãos”, finalizou.

FIEAC 30 Anos