Na Expoacre, Espaço Indústria sedia Encontro Trinacional Brasil-Peru-Bolívia

Na Expoacre 2023, o Espaço Indústria sediou na noite de quinta-feira, 3 de agosto, o Encontro Trinacional Brasil-Peru-Bolívia. O evento, realizado em parceria entre a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Agência de Negócios do Acre (Anac), teve como objetivo fortalecer a Rodovia Interoceânica.

O Encontro Trinacional teve palestras, detalhou oportunidades de negócios para os três países e também definiu ações para estreitar a relação comercial entre as nações. Anfitrião do evento, o vice-presidente da FIEAC, João Paulo de Assis, diz que o momento é de otimismo e de consolidar avanços.

Segundo o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, que palestrou sobre a estratégia do Acre para fortalecer o Corredor Interoceânico, o encontro é mais uma parte da agenda que busca atrair investimentos para o estado. “Precisamos intensificar o comércio exterior no nosso estado e aproveitar as grandes oportunidades que essa rota pode nos proporcionar”, afirma.

O evento também teve palestras de Carlos Tejada Mera, gerente-geral adjunto da Cosco Shipping, que falou sobre Chancay, o megaporto estratégico para o comércio com a Ásia, e de Henry Alvarez, representante da Irssa Sur, iniciativa para integração da infraestrutura regional sul-americana, que abordou como tema “Oportunidades comerciais entre o Peru e o Brasil por meio da Rodovia Interoceânica”.

Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga; o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Marcelo Moura; a presidente da Anac, Waleska Bezerra; o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares do Estado do Acre (Sinpal/AC), José Luiz Felício; o presidente Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Acre (Sindpan/AC), Mauro Cezar Nascimento, entre outras autoridades.