Indústria acreana é homenageada em sessão especial na Aleac

O setor industrial acreano foi homenageado em sessão especial realizada na manhã desta quarta-feira, 24, pela Assembleia Legislativa (Aleac), em comemoração ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio. Estiveram presentes, além de deputados estaduais, o presidente da Federação das Indústrias (FIEAC), José Adriano, acompanhado de diretores da instituição e presidentes de sindicatos industriais; o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Moisés Diniz, entre outras autoridades.

Presidente da Aleac, o deputado Luiz Gonzaga conduziu a solenidade e exaltou a importância do setor industrial para o fortalecimento da economia e geração de emprego e renda. “É com muita alegria que realizamos esse ato solene. A Casa do Povo está de braços abertos para recebê-los sempre”, afirmou.

fieac aleac 002

Defensor de pautas estratégicas para a indústria, o deputado Pedro Longo, vice-presidente da Aleac, frisou que ser empresário, principalmente do segmento industrial, é um grande desafio, e que não é fácil manter a atividade econômica em desenvolvimento no estado. “Por isso, aqui vocês contam com o apoio dos 24 parlamentares que integram essa legislatura. O presidente da FIEAC, José Adriano, tem sido um parceiro da Aleac, do estado e temos buscado estar sempre vinculados às pautas da indústria, que são as pautas do desenvolvimento e da geração de emprego”, acrescentou.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, argumentou que o momento é de grande integração institucional, com a participação dos governos federal e estadual, parlamento e instituições. “Agradecemos a Aleac por enfatizar a indústria como um elo de absoluta relevância para o desenvolvimento do estado. Nosso grande desafio hoje é industrializar cada vez mais o Acre e aumentar a riqueza. E de todos os avanços que o nosso setor industrial tem obtido, boa parte deles passou pelas mãos dos deputados e mais propostas virão”, pontuou o titular da Seict.

Já o presidente da FIEAC, José Adriano, explicou que o Acre, como todos os estados das regiões Norte e Nordeste, depende muito dos investimentos públicos. “Sendo assim, o Acre pega carona na performance da indústria brasileira e sente os reflexos negativos de sua inércia. A pergunta é: Qual a causa disso? Existem muitos motivos, a ausência de uma estratégia de desenvolvimento social, um sistema tributário complexo, uma infraestrutura deficiente e a insegurança jurídica estão entre os fatores que contribuem para isso”, detalhou.

O empresário também fez questão de parabenizar a atuação dos deputados estaduais no sentido de se posicionarem favoráveis a pautas que visem melhorar o ambiente de negócios e enalteceu a boa relação com o parlamento. “Inclusive, esta Casa nos ajudou muito, no fim de 2021, com a aprovação do Projeto de Lei que criou o Programa de Compras Governamentais, que nos auxilia a atrair novos investidores, fortalecer as indústrias e manter os empregos. Vamos em frente, pois temos muito a fazer por esse estado”, assinalou José Adriano.

Antes do encerramento da sessão, foi proposta a criação da Frente Parlamentar de Defesa e Incentivo da Indústria e do Comércio.