Dezenas de cursos gratuitos ofertados pelo Sistema FIEAC em Plácido de Castro registraram mais de mil inscrições
Uma noite memorável marcou a celebração do Dia da Indústria, na sexta-feira, 25. Justamente na data, o Sistema FIEAC realizou, em Plácido de Castro, a cerimônia de certificação de centenas de alunos que concluíram os cursos gratuitos ofertados pelo SESI, SENAI e IEL durante a Caravana do Desenvolvimento.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado desta ação e felizes em saber que o melhor legado que poderíamos oferecer à população de Plácido de Castro foi a oferta de uma vida melhor. Não temos dúvidas de que todas essas pessoas que se qualificaram nos cursos e capacitações disponibilizadas pelo Sistema FIEAC estão completamente aptas para serem inseridas no mercado de trabalho ou até mesmo abrirem seus próprios negócios. A população passa a vislumbrar novos horizontes a partir de agora”, declarou a presidente em exercício da Federação das Indústrias do Acre, Adelaide de Fátima.
Já o prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, fez questão de agradecer a parceria do Sistema FIEAC de oportunizar, além de qualificação, esperança à população do município. “Primeiramente, quero externar toda minha gratidão à Federação das Indústrias, pois desde o primeiro contato o presidente José Adriano se colocou à disposição para firmarmos essa parceria. Se não fosse o empenho da FIEAC de vir até aqui nada disso seria possível, pois não teríamos condições de ofertar tantos cursos de excelência. Isso resultará em uma série de oportunidades à nossa população”, ressaltou o gestor.
Para o coordenador da Caravana do Desenvolvimento, empresário Augusto Nepomucena, o Sistema FIEAC deixa um legado de conhecimento em Plácido de Castro. “Assim como nos demais municípios que já passamos, temos convicção de que a população terá perspectivas de uma melhor qualidade de vida. Plácido de Castro viverá novos tempos e por isso estamos fazendo essa grande celebração”, comentou.
O ex-presidente da FIEAC, empresário João Albuquerque, relembrou que desde 2013 a Federação das Indústrias leva capacitações gratuitas para o interior do Estado. Nesse período, mais de 11,5 mil pessoas foram qualificadas. “É um esforço que fazemos para cumprir o nosso papel e esperamos que vocês continuem buscando o conhecimento. Não parem por aqui”, acrescentou.
Além dos alunos, familiares e sociedade, a solenidade de certificação foi prestigiada pelos senadores Gladson Cameli e Sérgio Petecão, pelo deputado federal Major Rocha e deputado estadual Jairo Carvalho, além dos empresários Carlos Afonso Cipriano, Raimunda de Holanda de Paula, José Luiz Assis Felício, todos diretores da FIEAC, do diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, César Dotto, e do superintendente do IEL e superintendente de Operações da FIEAC, Jorge Vila Nova.
Alunos enaltecem a Caravana do Desenvolvimento
Aretusa Ferreira, de 70 anos, é prova de que não há idade para buscar novos conhecimentos. Aluna do curso de marchetaria, ela enalteceu os novos conhecimentos adquiridos. “Foi uma capacitação maravilhosa. Fico feliz também por essa ação incentivar os nossos jovens, já que vivemos em uma cidade pequena, sem grandes alternativas. Agora temos uma mão de obra qualificada para atender à demanda do mercado interno, que não precisará mais buscar trabalhadores de fora do município”, destacou Aretusa.
A jovem Karen Vitória, de 19 anos, optou por um curso que não costuma ser um dos preferidos das mulheres que participaram da Caravana do Desenvolvimento. “Fiz o curso de pintura de obras. Não era a minha primeira opção, porém, como era a capacitação disponível no período noturno, optei por ela e acabei me identificando bastante. Inclusive, já consegui trabalho e pretendo seguir atuando nessa área”, revelou a aluna.
Francinete Gomes de Araújo aproveitou ao máximo a Caravana do Desenvolvimento. Ela fez cinco cursos e afirma que não participou de um número ainda maior por falta de tempo. “São todas qualificações de excelência e a que mais gostei foi a de líder coach, pois é uma tendência atual no mercado de trabalho. Essa Caravana foi uma oportunidade de ouro para a nossa cidade. Só temos a agradecer a todos que contribuíram para trazer todas essas ofertas de cursos para nós”, salientou.
‘O Sistema FIEAC tem cumprido seu papel com muita responsabilidade e compromisso’, dizem parlamentares
Os parlamentares presentes à solenidade de certificação da Caravana do Desenvolvimento exaltaram o empenho do Sistema FIEAC para qualificar mão de obra para as indústrias e empresas acreanas. O senador Gladson Cameli garante ser um grande defensor do Sistema S no Congresso Nacional e diz que manterá essa postura.
“A FIEAC tem beneficiado não apenas Plácido, mas diversos municípios acreanos. Essa Caravana do Desenvolvimento traz esperança para jovens, homens e mulheres, assim como também para pessoas da terceira idade. Estou encantado com esse trabalho de qualificação e parabenizo a todos os envolvidos”, assinalou o parlamentar.
Sérgio Petecão afirmou que conseguiu sentir o clima de empolgação de toda a sociedade placidiana com a Caravana. “Precisamos valorizar essa iniciativa do Sistema FIEAC, que saiu das suas quatro paredes e veio ao encontro da população. Já conhecia as ações da Caravana em outras cidades acreanas, mas hoje tive o prazer vir aqui prestigiar e acompanhar de perto. A FIEAC tem cumprido com excelência o seu papel”, ressaltou.
Para o deputado federal Major Rocha, presidente da Frente Brasileira do Sistema S, a Caravana do Desenvolvimento é uma prova de que SESI, SENAI e demais instituições desse segmento precisam ser preservados “pois fortalecem um instrumento que é essencial para o nosso país”.
https://fieac.org.br/index.php/imprensa/noticias/61-dia-da-industria-e-celebrado-com-certificacao-de-alunos-da-caravana-do-desenvolvimento.html#sigProId8d1eb05fcd