Programa de Incentivos Fiscais para a Indústria é apresentado na FIEAC

Empresários elogiam novo modelo, com proposta de redução de até 85% de ICMS, e agradecem apoio do Governo para melhoria do ambiente de negócios

Entre as maiores demandas apresentadas pela Federação das Indústrias aos poderes públicos estão os incentivos fiscais. Na manhã desta sexta-feira, 25 de março, as lideranças da indústria local tiveram boa parte de seus anseios atendidos com o lançamento do novo modelo do Programa de Incentivos às Atividades Industriais no Acre, apresentado pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), na Sala de Reuniões da Presidência da FIEAC.

Copiai

De acordo com o presidente José Adriano, o programa é estratégico, pois é voltado, sobretudo, para os investidores locais. “Este incentivo não é novo, mas foi sendo reformulado de 2019 até hoje. O modelo anterior era uma espécie de financiamento que o empresário precisava devolver depois de algum tempo e, por isso, muitos não o buscavam. Hoje, estamos esclarecendo as alterações e estimulando os empresários a fazerem uso, explicando como acessar. É necessário fazermos uso deste incentivo e que isso gere novos postos de trabalho”, explica.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, argumenta que o programa se traduz em dois acessos – incentivos fiscais e concessão de áreas para atração e implantação de novas indústrias. “Apesar de aprovado já há algum tempo, só agora o governo conseguiu estruturar e operacionalizar. Este é um esforço do governador Gladson Cameli em querer ver o desenvolvimento do estado apoiando o setor empresarial. Estamos com uma proposta de redução de 85% de ICMS, que consideramos como um bom incentivo para que o empresário transforme isso em mais investimentos e geração de emprego”, exemplifica.

Copiai 6

AGRADECIMENTOS – Representando o setor produtivo, os empresários Celestino Bento de Oliveira (vice-presidente da Acisa) e José Luiz Felício (presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares – Sinpal), agradeceram pela iniciativa e o trabalho que vem sendo desempenhado pela Seict em prol de um ambiente de negócios mais seguro no estado.

“Parabenizo nosso secretário Assurbanipal Mesquita, que conhece muito a nossa realidade, por mais este acolhimento”, agradeceu Oliveira. “Sabemos que nenhum sistema econômico cresce se o governo não apoiar suas indústrias. Hoje, nós temos um secretário que apresenta um programa com propriedade, pois conhece os problemas que enfrentamos”, finalizou Felício.

Copiai 2