Empresários do setor produtivo contribuem para definição de diretrizes e objetivos do Estado para os próximos quatro anos
Empresários do setor industrial, representantes da Fecomércio, do Sebrae e de outras instituições estiveram reunidos na tarde da última terça-feira, 16, na sede da FIEAC, em Rio Branco, para participarem de uma oficina de planejamento promovida pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), com intuito de colher contribuições da classe produtiva para definir diretrizes e objetivos estratégicos da gestão estadual para os próximos quatro anos.
O encontro foi coordenado pelo gestor de Políticas Públicas e servidor da Seplan, Edemilson Santos. Segundo ele, a Secretaria de Planejamento realizou primeiramente uma etapa interna da proposta, ouvindo todos os órgãos de governo, e que o momento agora é de escutar as demais instituições do Acre.
“Estamos iniciando essa segunda etapa de oficinas na FIEAC, e depois iremos passar pela Acisa, Assembleia Legislativa e outras instituições. Viemos aqui com o objetivo de buscar contribuições do setor produtivo para construirmos, juntos, o planejamento estratégico do governo para os próximos anos”, destacou Santos.
Segundo o gestor, a Federação das Indústrias é parceira imprescindível e parte da base de sustentação do governo. “O Estado está se reposicionando, temos uma nova gestão, e o próprio governador já manifestou para repensarmos a base estrutural e toda a política de desenvolvimento econômico. Nesse contexto, as indústrias e demais atores do setor produtivo são essenciais para darmos uma direção que seja compatível com o que esse segmento também está enxergando”, salientou.
Presente à oficina, o presidente da FIEAC, José Adriano, enfatizou a importância do encontro para que o setor produtivo e o governo do Estado possam construir, conjuntamente, um planejamento estratégico que garanta avanços para a iniciativa privada e para a população de forma geral.
“Estamos iniciando uma proposta de uma relação mais estreita com o governo. Entendemos que o Estado tem sua complexidade e que há necessidade de se fazer alguns ajustes. Procuramos o Executivo, que prontamente nos colocou à disposição a equipe para fazer esse debate sob a ótica do governo, alinhada à visão do setor produtivo. A classe empresarial, obviamente, tem um interesse enorme que essa nova gestão dê certo, mas, para isso, precisamos entender a linguagem e como o governo pretende se comunicar com a sociedade em função das políticas públicas”, assinalou José Adriano.
O presidente da FIEAC ressaltou que os empresários aguardarão um feedback de tudo o que foi discutido e que buscará, junto ao secretário de Planejamento do Estado, Raphael Bastos, manter uma interação para formatação da proposta final.
“Acredito que o que foi colocado pelos empresários é um pouco da angústia que a sociedade enfrenta nessa expectativa gerada em função do que entendemos que será o ideal para orientar o desenvolvimento do Estado. É do nosso interesse contribuir, de forma proativa, para alcançarmos os avanços que todos almejam para o Acre”, acentuou o presidente da Federação das Indústrias.
https://fieac.org.br/index.php/imprensa/noticias/166-seplan-realiza-oficina-de-planejamento-estrategico-do-governo-na-fieac.html#sigProId244c067e5e