Uma nova caminhada entre o Acre e o Peru

Seminário na FIEAC discute oportunidades comerciais entre o estado e o país vizinho

Debater oportunidades comerciais, logística transfronteiriça e também conhecer melhor tudo o que oferece o grandioso Terminal Portuário Multiusos de Chancay, localizado próximo a Lima, no Peru. Essa foi a proposta do seminário realizado na tarde de quarta-feira, 20 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre.

003 Embaixador do Peru no Brasil ROmulo AcurioEmbaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio - Fotos/Assessoria FIEAC

O evento, promovido em parceria entre a FIEAC, Embaixada do Peru no Brasil e Escritório Comercial do Brasil no Peru (PromPerú), reuniu autoridades do país andino e lideranças empresariais e políticas do Acre. Presente ao evento, o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, defendeu que é necessário estabelecer um fluxo de comércio permanente entre as duas regiões.

“Há um potencial muito grande e que precisa ser melhor aproveitado. Existem inúmeros produtos de qualidade de ambos os lados, além do turismo que queremos desenvolver, em especial com Cusco e Arequipa, que estão bem próximos ao Acre. E estamos aqui para estabelecer o Comitê de Fronteira Sul, juntamente com o governo do Brasil, para facilitarmos comércio, logística, infraestrutura e eliminarmos gargalos que impedem todas essas demandas fluírem”, pontuou o embaixador.

002

O cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Rubín, também enalteceu as potencialidades das duas regiões e ressaltou que o Acre está muito mais próximo de Lima do que de São Paulo. “Tem diversos produtos acreanos que podem ser exportados por portos peruanos, pois seria mais econômico. Isso geraria benefícios a todos. Precisamos de mais comunicação, integração viária e, se possível, integração aérea para reduzirmos essas distâncias e dificuldades”, salientou Rubín.

Representante do governo do Estado no seminário, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, afirmou que a intenção é ativar a rota econômica com o Peru. “Temos mais de 40 empresas exportadoras e queremos inserir o Acre nessa rota de negócios”, assinalou.

005 Consul Pedro RubínCônsul Pedro Rubín

Anfitrião do evento, o presidente da FIEAC, José Adriano, agradeceu a vinda das autoridades peruanas e disse que o momento é de iniciar uma nova caminhada entre Acre e Peru. “Aqui é uma oportunidade de diálogo que terá sequência na Expoalimentária, feira de produtos agropecuários que acontecerá no fim deste mês em Lima, com grande participação de empresários e autoridades acreanas. Lá, iremos fazer contatos e identificar uma relação de produtos que sejam interessantes para nossa economia no sentindo de fazer o caminho de volta, já que temos cargas saindo do Acre para o Peru e queremos contribuir com o retorno para termos um valor melhor desse transporte”, enfatizou o presidente da FIEAC.