Centro Internacional de Negócios (CIN)

Por meio do Centro Internacional de Negócios - CIN, as empresas adquirem condições desejáveis para uma entrada segura e bem sucedida em mercados globais cada vez mais competitivos.

Com o apoio da Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) as empresas adquirem o know-how e as condições desejáveis para uma entrada segura e bem-sucedida em mercados globais cada vez mais competitivos.

A Rede CIN atua no apoio à exportação através de:

• Assessoria especializada antes, durante e depois do fechamento de negócios;
    • Capacitação comercial, com cursos e treinamentos para preparar os empresários brasileiros;
    • Inteligência comercial, com informações completas para auxiliar as empresas que querem exportar seus produtos;
    • Promoção comercial, com missões prospectivas em grandes eventos no exterior.

EMISSÃO DE CERTIFICADO DE ORIGEM:

O Certificado de Origem é o documento providenciado pelo exportador e utilizado pelo importador para comprovação da origem da mercadoria e habilitação a isenção ou redução do imposto de importação em decorrência de disposições previstas em acordos internacionais, ou cumprimento de exigências impostas pela legislação do país de destino.

O Certificado de Origem é fornecido mediante a apresentação de cópia da Fatura Comercial e documentos de análise previstos em cada acordo internacional.

No caso das exportações destinadas aos países da ALADI, do MERCOSUL e nas processadas no âmbito do SGPC, são emitidos pelas federações estaduais de indústria e pelas federações estaduais de comércio.

No caso das exportações cursadas no âmbito do SGP são emitidos pelas agências do Banco do Brasil SA que operam em comércio exterior.

A emissão do Certificado de Origem é necessária em cada operação de exportação efetuada.

Após o preenchimento dos formulários de Certificados de Origem pelo exportador, estes deverão ser encaminhados à FIEAC, juntamente com os demais documentos que se fizerem necessários (Fatura Comercial - “Commercial Invoice”, Declaração de Preço FOB, Carta de Crédito, Conhecimento de Embarque, “Packing List”, dependendo do processo).

Informações:
    Centro Internacional de Negócios