Você faz parte desta história

É construída a diversas mãos a história da FIEAC. Nenhuma instituição atravessa três décadas, com o vigor e a vitalidade crescentes na mesma proporção se não fossem o entusiasmo e a disposição daqueles que a apoiam. E este apoio não está restrito somente aos colaboradores, que são muitos e preciosos, nem aos diretores e empresários aos quais a instituição tem o compromisso de amparar. A Federação das Indústrias do Estado do Acre encontrou na população acreana um berço esplêndido. Nasceu, no dia 7 de julho de 1988, pela vontade e persistência de pessoas que enxergaram o valor que uma entidade cuja missão é contribuir para o desenvolvimento de um estado poderia agregar a um setor ainda embrionário.

Pode-se enxergar na aceitação da comunidade o sucesso alcançado pela instituição. Quer seja atendendo aos chamamentos, participando e aproveitando todas as oportunidades de se elevar o debate acerca da potencialização da indústria local e, consequentemente, de todo o setor produtivo, quer seja interagindo conosco na era das redes sociais, a população acreana tem demonstrado que todo o esforço realizado em direção à prosperidade da nossa economia não tem sido em vão. Isso é fundamental para a longevidade das atividades e da própria vida útil desta importante instituição.

São 30 anos de intensos debates e de luta para melhorar o ambiente de negócios, gerando assim mais empregos e renda; propondo medidas e aperfeiçoamento de leis que estimulem a competitividade das nossas empresas; realizando capacitações empresariais; qualificando mão-de-obra para a indústria com ações de educação profissional, como a Caravana do Desenvolvimento – que já formou milhares de pessoas em diversos municípios; elaborando projetos com vistas à atração de investimentos, capital e políticas públicas, como o Arco do Desenvolvimento; implantando o Condomínio Sindical, a fim de otimizar a gestão dos 10 sindicatos filiados à instituição; estimulando a inovação e incentivando a exportação, por meio do Centro Internacional de Negócios, dentre inúmeras outras atuações em que obtivemos grandes resultados.

Para que todas essas atividades fossem bem-sucedidas, como de fato são, a sociedade acreana precisava apostar junto conosco. Do contrário, a FIEAC seria apenas uma voz solitária ecoando em uma terra árida, sem retorno. Sem frutificar. No entanto, ocorreu justamente o contrário. A instituição foi recebida de braços abertos e é reconhecida como entidade líder na representatividade do setor empresarial acreano. Isso só foi possível porque aqueles a quem defendemos e a comunidade em geral acreditaram na lisura de nossos objetivos, que, de igual modo, correspondem aos seus – o desenvolvimento sustentável do Acre alinhavado pelo fortalecimento da economia.

Para a concretização deste sonho, ainda há um longo caminho pela frente. Mais longe já estivemos, é fato, mas é preciso ir além, sempre com a certeza de que a semente plantada em uma terra boa e fértil como é o Acre renderá bons frutos. Até aqui, já tivemos boas colheitas e o futuro é promissor. Que venham mais 30 anos de muito trabalho e união, pois estamos todos de parabéns!

* Presidente da FIEAC em exercício