Meritocracia

A Democracia foi o assunto mais comentado durante os últimos quatro meses, sobretudo o seu exercício nas urnas no último dia 28 de outubro.

Agora, precisamos olhar para frente. A escolha foi feita dentro do mais claro manifesto democrático. Apoiar as ações e propostas do próximo governo que entra é o mínimo que podemos fazer, além de acompanhar e contribuir com sugestões, e, se necessário for, criticar com responsabilidade e imparcialidade.

De agora em diante a palavra de ordem deve ser MERITOCRACIA, que vem do latim “meritum”, que significa “mérito “, unida ao sufixo grego “cracia”, que quer dizer “Poder”. Assim, o significado literal de meritocracia seria “poder do mérito “.

Eu diria que se nos afastarmos do processo político das disputas por cargos, das preferências individuais e das emoções e paixões partidárias, iremos encontrar o caminho do sucesso no modelo de desenvolvimento que o estado Brasileiro tanto necessita, com mais empregos, menos violência e respeito ao cidadão.

As instituições devem cumprir o seu papel de forma clara e transparente. Para isso, é necessário focar em suas atribuições, fiéis aos seus objetivos de proteção à sua independência e lealdade à Constituição. Precisamos refletir sobre sonhos e frustrações, separar ideais de ambições e caminhar com a austeridade necessária, torcendo para que o nosso país decole nos próximos dois anos e que os Estados peguem carona. Entretanto, para isso precisamos estar com a casa arrumada, com nossos rumos definidos, com a união de esforços e a coragem de um gigante.

Acreditar na nossa força, restabelecer a confiança e a parceria do setor produtivo não serão tarefas fáceis, mas não acredito em retrocesso. Nosso destino está lançado. Somos um povo guerreiro, amantes do desafio. Que venha o futuro, que venham as barreiras. Vamos juntar forças, pois não há alternativa para o Brasil se não for pelo fortalecimento do setor privado e pela redução do tamanho do estado.

*Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre