Levando esperança para Acrelândia

Na próxima segunda-feira, 13, o Sistema FIEAC inicia, em Acrelândia, o verdadeiro mutirão de capacitação e qualificação profissional, por meio da “Caravana do Desenvolvimento”.

Nossa proposta é levar esperança e oportunidade para os municípios. Queremos atender as demandas mais urgentes e continuar atendendo as que surjam futuramente, nem que seja em outro momento. Além da qualificação profissional, nosso foco é nos empresários, aperfeiçoar sua gestão e fortalecer o setor industrial da região.

Além disso, queremos ampliar a presença do Sistema FIEAC no interior do Estado, pois acreditamos que podemos fortalecer as indústrias do interior. Com mais desenvolvimento, gerando mais empregos, melhorando a qualidade de vida dos profissionais e criando novas oportunidades para a população de Acrelândia.

Os cursos serão realizados nas salas de aulas dos parceiros e nas unidades móveis do SESI e do SENAI. Assim, conseguiremos atender a população - gratuitamente -, de maneira a auxiliar sua preparação para o mercado de trabalho e assistir a uma demanda carente de mão-de-obra no interior do Estado.

Desse modo, durante um mês, mais de 1,3 mil pessoas serão atendidas nas áreas de confeitaria, encanador hidráulico, aperfeiçoamento em instalações elétricas predial e residencial, pinturas especiais, manutenção de aparelho de ar condicionado, mecânico de motos, operador de máquinas pesadas, consultoria na área de alimentos, redação para o ENEM, entre outros.

No entanto, não conseguiríamos atingir nossas metas sozinhos. Faço questão de destacar a importante parceria da Prefeitura de Acrelândia, que mobilizou toda a sua equipe para que tivéssemos condições de realizar esta ação.

Também quero registrar o apoio do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Educação, SEAPROF e CRAS, que estão presentes neste projeto. Destaco, também, o apoio do Ministério Público, SINTEAC, Escolas Pedro de Castro Meireles e Marcílio Pontes dos Santos, Igreja Batista, Oficina Mecânica de Motos Papa-léguas e Cerâmica Telha Norte.

O Projeto de Interiorização das Ações do Sistema FIEAC teve início em outubro de 2013, em Brasileia, onde certificou 1,5 mil pessoas. Em 2014 passou por Tarauacá, Feijó e Sena Madureira, totalizando mais de 6 mil atendimentos.

A indústria é o segmento produtivo que mais sofre o impacto negativo do ambiente recessivo que domina nossa economia. Por isso, faz-se necessário agirmos para tentarmos superar essa crise. Como disse Jose Plácido de Castro, herói da Revolução Acreana, antes de tombar numa covarde emboscada: “ainda há muito o que fazer pelo Acre”. A Caravana do Desenvolvimento, em Acrelândia, é um exemplo de que o Sistema FIEAC, está dando sua parcela de contribuição e cumprindo com sua missão de representar e defender os interesses da indústria e contribuir com o desenvolvimento sustentável acreano.

*José Adriano Ribeiro da Silva é o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).