casa sesi
casa senai
casa iel

FIEAC realiza “Diálogo Industrial”

A Federação das Indústrias do Estado do Acre realizou no dia 30 de novembro o “I Diálogo da Indústria”, que contou com a participação do presidente da instituição, José Adriano, e de líderes industriais acreanos.

Durante o evento foram apresentados os portfólios dos 10 sindicatos das indústrias que são filiados à FIEAC. “É mais um instrumento que os presidentes de sindicatos possuem para divulgar a importância do associativismo. Os sindicatos empresariais existem para unir pessoas que acreditam na indústria e na sua importância para o Estado e para o País. Junto com outros empresários vocês fazem a diferença. Faça parte deste Sistema”, disse a coordenadora da Unidade de Comunicação do Sistema FIEAC, Daniele Carlos, que coordenou o trabalho de produção dos portfólios.

A assessoria técnica da FIEAC fez a apresentação das principais preocupações mapeadas em 2018. “Informalidade, infraestrutura, gestão pública, burocracia, meio ambiente e ICMS são obstáculos que dificultam o dia-a-dia do empresário”, explicou Assur Mesquita - assessor de relações institucionais da FIEAC.

Para mudar este cenário, segundo estudos da Federação das Indústrias, faz-se necessário criar um sistema de de diálogo permanente com o setor produtivo; simplificar e modernizar o processo de licenciamento ambiental e da legislação sobre o ICMS; criar uma política de incentivo à formalização das empresas e investir na infraestrutura básica, que compreende sistema de internet, de energia, as BR’s e os aeródromos.

reuniao fieac1

Demais propostas

1. Aumentar a eficiência da Gestão Pública;

2. Adequar o sistema tributário do Estado (ICMS);

3. Melhorar a prestação de serviços para as Empresas;

4. Apoiar a expansão do Comércio Exterior;

5. Redução da burocracia e seus custos excessivos;

6. Apoiar o desenvolvimento municipal;

7. Investir na Cadeia Produtiva da Construção Civil.

8. Garantir a infraestrutura para a competitividade

9. Apoiar o desenvolvimento empresarial;

10. Saúde

11. Educação

12. Segurança

Como descomplicar o crédito?

• Verificar a real necessidade (capital de giro, máquina, obras, comércio exterior, inovação)
    • Verificar se vai precisar de projeto, se sim, buscar um profissional ou entidade para elaboração.
    • Pesquisar em seu banco de relacionamento a melhor opção
    • Se preparar para tomar o crédito
    • Organizar as finanças da empresa
    • Organizar a documentação com o olhar no que o banco vai lhe exigir, além dos documentos contábeis e certidões