O Movimento “Por um Acre mais Produtivo” entregou na manhã desta quarta-feira, 1, durante reunião na sede da Fecomércio, um documento com as propostas do segmento para melhorar o ambiente de negócios e a geração de empregos no Estado ao pré-candidato ao governo do Acre pela Frente Popular, Marcus Alexandre.
As propostas do grupo, que é coordenado pelas federações da Indústria (FIEAC), Comércio (Fecomércio), da Agricultura e Pecuária (FAEAC), Associações Comerciais e Empresariais do Estado (Federacre) e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), foram elaboradas com sugestões de empreendedores das regiões do Baixo Acre, Alto Acre, Vale do Juruá, Tarauacá/Envira e do Purus.
De acordo com o presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, o documento, que será entregue a todos os pré-candidatos ao governo do Estado, foi produzido com bases técnicas e vai ao encontro às expectativas do setor produtivo. “Esse é o primeiro da série de encontros que realizaremos com os postulantes ao cargo de governador. Esperamos que o candidato eleito possa aproveitar esse documento em sua gestão, pois vamos cobrar que as políticas traçadas tenham base técnica e fundamentos para que não ocorram investimentos desnecessários que resultem no gasto de dinheiro público sem resultado”, ressaltou.
Adelaide de Fátima, presidente em exercício da FIEAC, recordou que em eleições anteriores as instituições dialogavam de forma isolada com os pré-candidatos, algo que mudou a partir da criação do Movimento Por um Acre Mais Produtivo. “As entidades que compõem esse importante grupo estiveram com empreendedores de todas as regiões do Estado, discutindo dificuldades, ouvindo o que sufoca os empresários, o que provoca o fechamento das empresas e o que faz com que indústrias não venham para nosso Estado. Estamos sendo propositivos. Queremos fazer parte do governo, independente do candidato que vença o pleito. Indústria, comércio e agricultura precisam ser prioridade para o Acre crescer e gerar emprego e renda”, acrescentou.
Coordenador do Movimento Por um Acre Mais Produtivo, o empresário e presidente licenciado da FIEAC, José Adriano, fez a apresentação de cada um dos eixos do documento elaborado pelo segmento empresarial. “É um momento muito importante, no qual a classe produtiva, de forma unida, entrega um único documento a cada pré-candidato ao governo, dando a eles também a oportunidade de apresentarem suas propostas. Assim é possível fazermos uma conciliação daquilo que almejamos com o que os pré-candidatos planejam. Ou seja, uma excelente oportunidade para que os empresários possam refletir qual dos postulantes tem a melhor condição de tirar essas propostas do papel”, salientou.
Após as explanações dos empresários, o pré-candidato a governador pela Frente Popular, Marcus Alexandre, fez o detalhamento das propostas contidas em seu plano de governo voltadas ao setor produtivo. Ele também fez questão de enaltecer o documento construído de forma coletiva pelos empreendedores do Estado.
“A união do setor produtivo provoca nos pré-candidatos a necessidade de vir debater soluções para o nosso Acre com muita responsabilidade. O documento coloca as pautas principais do segmento para serem incluídas em planos, discussões e avalia qual candidato está melhor preparado para esse desafio. Fico muito feliz com o convite dos empresários, estudei atentamente o documento elaborado pelas federações e associais empresariais, e trata-se de uma grande contribuição para um candidato comprometido com o desenvolvimento do Estado. Vim aqui também para apresentar nossas ideias, propostas, e aberto para ouvir as sugestões”, concluiu Marcus Alexandre.
Também estiveram presentes à solenidade os presidentes da FAEAC, Assuero Veronez, do Conselho Deliberativo do Sebrae, Adem Araújo, os pré-candidatos ao Senado pela Frente Popular, Jorge Viana e Ney Amorim, o pré-candidato a suplente de senador, João Albuquerque, além de diversas outras lideranças empresariais e políticas do Estado.