casa sesi
casa senai
casa iel

Fórum propõe debater a engenharia acreana para os próximos 10 anos

Movimento reuniu, no CREA, profissionais e entidades ligadas à atividade para apresentar proposta de trabalho

Na última quarta-feira, 25 de julho, foi realizado, no auditório do CREA-AC, o encontro do Fórum das Engenharias Acreanas, que é um movimento que aglutina diversas entidades que possuem afinidade com esta área. A iniciativa foi criada com o objetivo de debater a valorização da profissão, bem como do mercado de trabalho. Para a presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) em exercício, Adelaide de Fátima Oliveira, o projeto é oportuno e necessário para incentivar a categoria.

“Quero dizer que estamos juntos nesta grande parceria. É a hora de debater e buscar as soluções para tantas dificuldades que todos sabemos que existem e quais são”, afirmou ela, durante a apresentação da metodologia de trabalho da iniciativa a profissionais do ramo e representantes de governo. Além das lideranças das instituições que compõem o Fórum – o evento contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas do Estado (Seop), Átila Pinheiro, e Thiago Caetano, superintendente do Dnit no Acre, representando o governo federal.

Caetano destacou a importância dos investimentos estratégicos que o DNIT vem desenvolvendo no Estado e que o fórum vem ao encontro das necessidades do órgão. “Temos nos preocupado com a formação especializada na área de estradas e transportes, por isso defendemos que o Fórum das Engenharias inclua em suas propostas a criação de um centro de tecnologia para o setor de estradas”, ressaltou.

De acordo com a presidente do Crea/AC, Carminda Pinheiro, o objetivo é crescer e fortalecer a área de engenharia do estado, apresentando as propostas do Fórum, que serão consolidadas em um documento a ser entregue nas mãos de candidatos a uma cadeira no Legislativo e Executivo em 2018. Também será elaborada, a partir daí, uma “Agenda da Engenharia 2030”, com a finalidade de valorizar a atividade dentro dos próximos 10 anos. “Já temos muitas ideias e colaborações, muitas pessoas se dispuseram a participar. Não há lado político e nem cor partidária. É a primeira vez que o Crea se envolve em política, mas precisamos mostrar nossa cara e mostrar como a engenharia pode contribuir para ajudar a desenvolver o nosso estado”, declarou Carminda.

O vice-presidente do Crea, Assurbanipal Mesquita, explicou que a ideia de instituir o Fórum das Engenharias surgiu da necessidade de organização das instituições e trabalhar em prol da valorização da categoria. “Nesta reunião de hoje, vamos consolidar os temas a serem apresentados aos candidatos. Estabelecemos este mês de julho para finalizar a etapa de ‘ouvidoria’ para a Agenda do Executivo e Legislativo. Já a Agenda da Engenharia 2030, pretendemos entregar no fim do ano”, informou.

Na ocasião, o presidente licenciado da FIEAC, José Adriano, apresentou as propostas consolidadas pelo movimento Acre Mais Produtivo. “Ao longo dos últimos dois anos e meio, juntamente com as demais federações representativas do setor produtivo, viemos ouvindo os anseios do menor ao maior empresário. O movimento de unir as instituições é mais do que legítimo, pois não há condições de nos posicionarmos nesse estado sem que seja de mãos dadas, pois todos dependemos uns dos outros”, concluiu.

Forum das Engenharias