Dia da Mulher: empresária do setor industrial acreano é destaque em revista nacional

Janaina Terças compartilhou sua experiência de atuar em um segmento composto por uma administração majoritariamente masculina

Nesta sexta-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Nesta data e ao longo do mês diversas ações e iniciativas são realizadas para homenagear e reconhecer a importância feminina em todas as áreas. E uma importante liderança do setor industrial acreano é destaque neste mês na revista da Associação Nacional das Indústrias Cerâmicas (Anicer).

Trata-se da empresária Janaina Terças, proprietária da Cerâmica Terças, localizada no município de Cruzeiro do Sul. Na publicação da revista, ela conta como é atuar em um segmento que, notadamente, é composto por uma administração majoritariamente masculina.

Filha do fundador do empreendimento, Janaina prova que conhecimento, informação e amor pelo que faz são os verdadeiros ingredientes para uma administração de sucesso.

janaina02

“Entendo essa participação de mulheres na gestão da indústria cerâmica como importante e necessária. A maioria das cerâmicas no Brasil é composta de empresas familiares, dessa forma, todos devem contribuir para o funcionamento e melhoramento da gestão dessas empresas, de modo que a competência e arrojo das gestões femininas fazem a diferença. O maior desafio que visualizo é o choque de gerações nas cerâmicas, pois enfrento muita resistência quando tento inserir novos parâmetros operacionais na produção dos blocos cerâmicos”, declarou a empresária à Revista Anicer.

janaina04

DESAFIO CONSTANTE – Questionada sobre as dificuldades em se impor, enquanto mulher no comando de um negócio que é composto em sua maioria por figuras masculinas, a empresária conta que o desafio é constante.

“No segmento cerâmico é inexpressiva a mão de obra feminina. No meu estado, a única mulher à frente de uma cerâmica sou eu, então a desproporção é grande. Claro que dentro dessa perspectiva, eu já sofri em algumas situações desconfortáveis por ser mulher e estar à frente da empresa”, destaca Terças.

janaina06

CONSELHO PARA O SUCESSO – A ceramista aconselha as mulheres que estão em processo de iniciar uma liderança na indústria cerâmica. Segundo ela, todos os setores são essenciais para o sucesso da empresa e o primeiro passo é conhecer e entender o funcionamento de cada área de produção, desde a extração da argila na jazida até a expedição do material.

“É importante que a mulher busque sempre a atualização na área cerâmica, formações e capacitações fornecidas pelo SENAI têm feito a diferença na formação de mão de obra desse segmento. Participar de feiras do setor cerâmico, nas quais se tem o acesso a novas tecnologias e inovações, além da oportunidade de fazer network com outros ceramistas do país”, salienta Terças.

janaina05

tijolos03   tijolos07

Fonte: Revista Anicer
    Leia também a reportagem da Revista Anicer na íntegra https://revista.anicer.com.br/lugar-de-mulher-e-na-ceramica/