Ricardo Alban assume presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Nova diretoria e Conselho Fiscal tomam posse nesta terça-feira (31), em Brasília. Saiba quem são os membros da gestão 2023-2027

O empresário Ricardo Alban toma posse nesta terça-feira (31), em Brasília, no cargo de presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele foi eleito em 3 de maio deste ano, em votação unânime, na chapa que é composta por cinco vice-presidentes executivos, cada um representando uma região do país. A nova diretoria assume a gestão da maior representação da indústria brasileira para o período de 2023-2027.

Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) desde 2014, Alban substitui o empresário mineiro Robson Braga de Andrade, que comandava a CNI desde novembro de 2010. Para seu mandato, o novo presidente afirma que a prioridade será a defesa da retomada do protagonismo da indústria como motor do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

“O momento atual é propício para promovermos a chamada neoindustrialização. A revolução tecnológica em curso e a necessária descarbonização da economia são janelas de oportunidades que devem ser aproveitadas pelo Brasil. Para isso, precisamos de capacidade em inovação, em pesquisa e desenvolvimento, para absorvermos e desenvolvermos tecnologias para que o país cresça, crie empregos, amplie sua presença no comércio mundial e reduza as desigualdades sociais”, disse Alban.

Transmissão de cargo

Durante reunião de diretoria da CNI, na manhã desta terça-feira, Ricardo Alban agradeceu a Robson Andrade pelo processo tranquilo de transição e disse que contará com a contribuição de cada um dos diretores eleitos para sua gestão à frente da CNI. “Vou precisar de cada um de vocês. Juntos podemos fazer sempre mais. Vocês vão ouvir falar muito a palavra cumplicidade. Vou dar o melhor de mim e só vou conseguir isso se tiver o melhor de vocês. Vamos valorizar as convergências e administrar as divergências”, destacou Alban.

Em sua última reunião de Diretoria, Robson Andrade agradeceu aos presidentes de federações estaduais da indústria, diretores e colaboradores da CNI pelo apoio e pela dedicação ao longo dos 13 anos em que comandou a entidade. “Vocês me apoiaram, me ajudaram, deram força, sempre discutiram em nível muito elevado, trouxeram projetos fantásticos e defenderam a indústria brasileira, me apoiando para que a CNI pudesse fazer um trabalho importante junto às instituições, ao governo e ao Congresso Nacional”, pontuou.

“Vocês todos foram muito importantes. Essa gestão foi coletiva, tudo o que conseguimos foi fruto da união, do trabalho conjunto e do trabalho de cada um para que a CNI pudesse fazer a diferença para a indústria brasileira, colaborando para o desenvolvimento do país”, completou Robson Andrade.

Biografia – Ricardo Alban

Ricardo Alban, de 63 anos, presidiu a FIEB por 9 anos e foi presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), desde 2018. Ele é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia e Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia. O novo presidente da CNI trabalhou no Citibank no início dos anos 1980 e, desde 1987, é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família.

Sob a liderança de Ricardo Alban, a FIEB ganhou envergadura e eficiência, atestadas pelo aumento significativo na prestação de serviços à indústria baiana. A gestão corporativa foi um dos grandes focos de sua administração. A FIEB publica balanços auditados nos grandes jornais, e órgãos de controles nacionais como CGU e TCU analisam seus editais.

A inovação foi outro vetor que ganhou destaque na gestão de Alban à frente da FIEB, com iniciativas voltadas ao incentivo à pesquisa e desenvolvimento (P&D), e energia limpa. A FIEB contribuiu para criar na Bahia um hub para a nova indústria, baseada em inovação, P&D e energia limpa, por meio do SENAI Cimatec, Cimatec Park e ações com a adesão ao Pacto Global. Nesse contexto, destaca-se o Cimatec Park, inaugurado em 2019 numa área de 4 milhões de m² no polo industrial de Camaçari, com investimentos de cerca de R$ 100 milhões.

Ao longo de sua trajetória profissional, Alban dedicou-se a promover a indústria por meio de participação ativa em entidades empresariais e de desenvolvimento regional. Ele é vice-presidente da CNI (2018/2023); vice-presidente da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos; presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia; membro do Conselho Nacional do SESI; membro da Associação Nordeste Forte; membro titular do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); membro do Conselho de Administração da Renova, do Conselho de Administração da Cetrel e do Conselho Consultivo Agro da Unigel.

Composição da nova diretoria

Na eleição da CNI, votaram todos os 27 presidentes de federações estaduais da indústria, na presença de lideranças industriais de todos os estados.

Conheça todos os membros da diretoria e do Conselho fiscal da gestão 2023-2027:

DIRETORIA

Antonio Ricardo Alvarez Alban