ICMS, informalidade, burocracia, impostos, produção, comércio exterior, infraestrutura, licenciamento e exigências excessivas nas questões ambientais. Esses serão alguns dos temas que estarão em debate nesta terça-feira, 10, a partir das 18h30, na Associação Comercial do Alto Juruá (Acaj), em Cruzeiro do Sul.
O evento, coordenado pelas federações da Indústria (FIEAC), Comércio (Fecomércio), da Agricultura e Pecuária (FAEAC), Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre) e a Associação Comercial do Alto Juruá, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), dá sequência às discussões do Movimento “Por um Acre mais Produtivo”, que tem realizado debates em todas as regiões do Estado em um projeto de identificação de propostas visando melhorar o ambiente de negócios e o estímulo à geração de empregos.
No último dia 5, em Brasileia, lideranças e empreendedores de toda a região do Alto Acre estiveram reunidos no auditório do Sebrae para avaliar e dar suas sugestões ao documento que será entregue aos postulantes aos cargos nos poderes Executivo e Legislativo nas eleições de outubro deste ano.
João Cardoso, presidente da Associação Comercial de Xapuri, esteve no debate no Alto Acre e destacou que os pontos colocados em pauta “realmente contemplam os maiores problemas que nós, empresários de Xapuri, vivenciamos diariamente. Por isso, foi de grande valia contribuir com a proposta que está sendo formatada pelo Movimento Por um Acre mais Produtivo”.
Já o presidente do Sindicato dos Comerciantes de Brasileia, José Revollo Júnior, exaltou a importância desse momento de união das diversas instituições representativas da classe empresarial. “É essencial essa grande mobilização para trabalhar numa proposta conjunta que reflita os anseios de todos os empreendedores do Estado do Acre, de modo que nenhuma instituição trabalhe isoladamente”, ressaltou.
Considerando a importância das discussões levantadas para a classe empresarial, o Movimento Por um Acre mais Produtivo reforça a importância de todos os empreendedores do Vale do Juruá participarem do encontro que acontece hoje na sede da Acaj, em Cruzeiro do Sul. Já nesta quinta-feira, 12, será vez dos comerciantes e empresários da região do Tarauacá/Envira darem sua contribuição para a construção da proposta.
O documento encontra-se disponível para consulta pública nos sites das instituições que coordenam o movimento e por meio do WhatsApp 99918-9323.