Depois de queda da Selic, cresce a confiança da indústria

Pela primeira vez desde outubro de 2022, as expectativas em relação à economia brasileira cruzaram a linha que separa o pessimismo do otimismo para os próximos seis meses

O que você precisa saber?

O empresário está mais confiante para os próximos seis meses, influenciado pela queda na taxa de juros

Os industriais ainda não se mostram satisfeitos com as condições atuais da economia, mas já houve melhora na percepção

A consulta aos empresários foi feita após decisão do Comitê de Política Monetária de cortar em 0,5% a Selic, que agora está em 13,25%

fieac 002

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 2,1 pontos, de 51,1 pontos para 53,2 pontos. O aumento mostra que o indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) começa a se afastar da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança.

O levantamento ouviu 1.373 empresários, entre eles 555 de empresas de pequeno porte, 508 de médio porte e 310 de grande porte entre 1º e 7 de agosto de 2023.

“A confiança está mais forte e disseminada entre os empresários da indústria. Foi a primeira vez, em 10 meses, que as expectativas sobre a economia para os próximos seis meses cruzaram a linha divisória de 50 pontos, demonstrando otimismo. A transição em relação ao futuro próximo da economia está relacionada ao início da redução da taxa básica de juros e a previsão de novos cortes até o fim do ano”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O Índice de Condições Atuais, que compõe o ICEI, avançou 1,8 ponto, para 47,3 pontos. Ao se manter abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o componente segue demonstrando percepção de piora das condições atuais da economia brasileira e das empresas. Contudo, ao se aproximar dos 50 pontos, sinaliza que a percepção de piora mais fraca e menos disseminada em agosto.

Segundo componente do ICEI, o Índice de Expectativas subiu 2,3 pontos para 56,2 pontos, indicando expectativas mais otimistas para os próximos seis meses.

Esse índice é composto por expectativas em relação à economia, que passou de 48,2 pontos para 51,5 pontos, e em relação à própria empresa, que subiu de 56,7 pontos para 58,6 pontos.