FIEAC e governo firmam compromisso para fortalecer programa de Compras Governamentais

O Programa de Compras Governamentais direto da Indústria, por credenciamento, criado pelo governo do Estado através da Lei Estadual n° 3.889/2021, será fortalecido. É o que prevê o termo de compromisso firmado na manhã desta terça-feira, 23, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), pelo presidente da instituição, José Adriano, e secretários de diferentes pastas.

fieac compras 002José Adriano, presidente da FIEAC, espera que, em um curto prazo de tempo, todas as secretarias possam aderir ao Comprac

De acordo com o empresário José Adriano, o Comprac tem um viés totalmente estratégico no sentido de evoluir o processo de contratação no que diz respeito à relação do poder público com a iniciativa privada, desde a proposta de recuperar a autoestima do empresário até o resgate da imagem de bom pagador do estado em relação ao produto acreano.

fieac compras 003De acordo com o secretário Assurbanípal Mesquita, é determinação do governador Gladson Cameli valorizar as indústrias locais e o que é produzido no Acre

“E por trás de tudo isso há um trabalho de capacitação das empresas, melhorando sua condição de apresentação dos produtos, valorizando o que é industrializado pelas empresas locais e fixando empregos aqui. Esperamos que, em um curto espaço de tempo, todas as secretarias tenham aderido a esse modelo. É momento não só de agradecer ao estado, mas também de expor a necessidade de estender esse programa até os municípios com ajuda do governo e suas secretarias”, enfatiza José Adriano.

fieac compras 004 Aberson Carvalho diz que a Educação tem uma experiência fantástica com o Comprac

De acordo com o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, é determinação do governador Gladson Cameli valorizar as indústrias acreanas e tudo o que é produzido pelas empresas locais. “Não haveria momento mais oportuno, já que estamos na Semana da Indústria, para fazermos esse comprometimento das secretarias com o fortalecimento do Comprac, que é o principal programa de fomento e benefício à indústria acreana. Já foram movimentados mais de R$ 40 milhões em contratos e nosso desafio é incluir o setor de alimentos, ampliar o gráfico, colocar insumos da construção civil, cerâmicos e outros, direcionando essas aquisições para a indústria local e fortalecendo nossa economia”, salienta.

fieac compras 005Evento reuniu secretários de estado, presidentes de sindicatos patronais da indústria, diretores da FIEAC e lideranças empresariais de diferentes setores

Gestor de uma pasta que tem grande protagonismo na compra das indústrias locais, o secretário de Educação, Aberson Carvalho, destaca que o Comprac gera riqueza dentro do estado. “A experiência que a Educação traz nesse programa é fantástica, um case de sucesso”, assevera. Já Alysson Bestene, secretário de Estado de Governo, parabenizou a indústria acreana pela semana de programação e reforçou que a intenção do estado é ampliar cada vez mais o Programa de Compras Governamentais, aproximando o estado da população e do setor industrial, gerando emprego e renda para o Acre.

fieac compras 006Alysson Bestene, secretário de Estado de Governo, parabenizou a indústria acreana pela semana de programação

Também participaram do evento outros secretários de estado, presidentes de sindicatos patronais da indústria, diretores da FIEAC e lideranças empresariais de diferentes setores.