Parceria entre FIEAC e Complexo Penitenciário oportuniza capacitação e trabalho a reeducandas em Cruzeiro do Sul

Após concluírem curso de costura industrial ofertado pelo SENAI, reenducandas irão produzir fardamento para malharias

Uma parceria entre Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e Complexo Penitenciário de Cruzeiro do Sul oportunizou que reenducandas do presídio Manoel Neri concluíssem um curso de costura industrial ofertado pelo SENAI/AC. Por meio do programa, denominado “Todas Elas”, as reeducandas também irão produzir fardamento para malharias locais.

De acordo com a coordenadora institucional da FIEAC no Vale do Juruá, Janaina Terças, as reeducandas serão remuneradas com repasse de parte do valor do trabalho para suas famílias e, a outra metade, para melhoria na estrutura da unidade em que costuram, além de terem remição de suas penas, já que a cada dia 3 dias de trabalho, haverá um dia de remição.

02

“O SENAI viabilizou o curso de 60 horas para as reeducandas e hoje foi assinado um termo de cooperação com as malharias locais, que irão aproveitar a mão de obra para que essas mulheres possam fazer a remição de suas penas. Serão confeccionadas, no total, 1,5 mil peças”, destaca a empresária.

Janaina Terças salienta que a gestão do presidente da FIEAC, José Adriano, não tem como foco somente a melhoria do ambiente de negócios para as indústrias, mas atua fortemente também na área social.

03

“Somos gratos a todos por essas parcerias e agradecemos também a coordenadora da Unidade Integrada da FIEAC no Juruá, Perla Borges. Vale destacar que o presidente José Adriano e a secretária da Mulher, Márdhia El Shawwa, firmaram um Termo de Cooperação que contará com a doação de cinco mil camisas para serem customizadas por essas reeducandas, garantindo que, após a demanda do fardamento escolar, não falte trabalho, bem como oportunidade de se aperfeiçoarem mais na nova profissão. Após a customização, as camisas retornarão à Secretaria da Mulher para serem utilizadas nas ações desenvolvidas pela pasta”, enfatiza a coordenadora.