Sindmineral e Sindusmad são reconhecidos por CNI e FIEAC como entidades que contribuem para geração de valor aos segmentos representados
Na tarde da última quinta-feira, 21 de junho, os sindicatos das indústrias de Areia, Argila e Lateria do Estado do Acre (Sindmineral) e de base florestal (Sindusmad) receberam seus troféus da etapa estadual do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais. A solenidade contou com a presença do ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), empresário João Albuquerque, que fez questão de homenagear os colegas do setor produtivo, Adelaide de Fátima Oliveira, presidente do Sindusmad e da FIEAC em exercício, que ficou com a 2ª colocação, e João Paulo de Assis Pereira, presidente do Sindmineral, que conquistou o 1º e o 3º lugar.
A prática vencedora, Campanha Areia Legal, visa estimular a população a comprar insumos da construção civil, como areia e tijolos, de empresas que tenham certificação ambiental, conciliando, dessa forma, o desenvolvimento do Estado com a preservação do meio ambiente. Em segundo lugar, foi escolhida a “Moção de Apoio Ambiental às Indústrias Madeireiras para elevação do índice de eficiência no aproveitamento da matéria-prima”, iniciativa liderada pelo Sindusmad. E a terceira colocação ficou com a prática “Articulação sobre a licença para extração de areia”, também do Sindmineral.
“Deus tem sido muito bondoso na minha vida. Ele tem me dado além do que pedi. Estou muito honrada com essa premiação, estou muito feliz de ficar com a segunda colocação e ficaria feliz se qualquer outro sindicato tivesse ganhado, o que importa é incentivar e ver que estamos no caminho certo”, agradeceu Fátima.
O empresário do setor de extração mineral não-metálico, João Paulo Pereira, afirma que, depois da campanha Areia Legal, a sociedade passou a enxergar a prática com bons olhos. “Esse reconhecimento do nosso projeto me honra muito. Quando pensamos nele, quisemos levar em consideração o respeito ao meio ambiente, ao cliente, aos colaboradores, e desmitificar que extrair areia degrada o meio ambiente. Atingimos o nosso objetivo com essa campanha”, comemorou João Paulo.
O Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais é uma parceria entre a CNI e as federações estaduais para valorizar e promover o compartilhamento de ações dos sindicatos que contribuam para sua sustentabilidade e que gerem valor para as indústrias representadas. Para o ex-presidente da FIEAC, João Albuquerque, os presidentes do Sindmineral e Sindusmad são dois grandes exemplos de dedicação aos respectivos segmentos.
“Meu papel aqui é o de parabenizar esses dois grandes empresários. Já fui presidente de sindicato e sei o quanto é difícil congregar, manter a classe unida e disposta a colaborar. Isso é um trabalho de longo prazo. João Paulo e Fátima são extremamente dedicados e esforçados para conquistar melhorias aos seus setores. São prêmios merecidos”, finalizou.