Intercâmbio teve como foco ampliar conhecimentos e conceitos sobre a área e munir os participantes de exemplos de boas práticas e ferramentas de gestão
Encerrou no dia 2 deste mês a Missão Técnica “Turismo Sustentável na Baviera – Alemanha”. Idealizada e financiada pela organização BBW Internacional e pela Secretaria de Assuntos Econômicos da Baviera em cooperação com o programa DEL Turismo, os seis dias de missão tiveram como foco acrescer os conhecimentos e conceitos sobre o turismo sustentável e munir os participantes de exemplos de boas práticas e ferramentas de gestão sustentável.
Durante os dias 26 de junho e 2 de julho, líderes dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, no Acre, e também das cidades de Bombinhas (SC), Treze Tílias (SC), Itá (SC), Orleans (SC), Capitólio (MG), Diamantina (MG), Corguinho (MS), Pedro Gomes (MA), Galinhos (RN) e Tibau do Sul (RN) tiveram a oportunidade de vivenciar o turismo no principal destino turístico da Alemanha, o sul do estado da Baviera.
O roteiro da missão percorreu por 6 municípios no estado alemão e contou com visitas e palestras que permeiam os diferentes pilares da sustentabilidade.
Segundo Andreas Dohle, coordenador do Programa DEL Turismo, a missão se exteriorizou em “50% inspiração e 50% integração”. Os participantes puderam, ao mesmo tempo, vivenciar exemplos de sustentabilidade aplicadas ao turismo em um país referência e “trocar experiências e vivências entre os palestrantes convidados e os próprios integrantes da missão”, destacou Andreas.
Camila Fernandes, coordenadora do Programa DEL Turismo no Mato Grosso do Sul, acrescentou: “ver modelos de projetos de atrativos turísticos que já estão desenvolvidos para o turismo e são tão conhecidos e fortes, é exemplo e inspiração para aplicarmos modelos similares”.
A missão contou com participantes líderes de diversas áreas correlacionadas ao turismo o que resultou em aprendizados distintos que poderão ser aplicados de diversas maneiras no país.
Associativismo, cooperativismo, regionalidade, comunicação apropriada e valorização da cultura local foram alguns dos temas abordados durante a missão que foram destacados pelos participantes como assuntos fundamentais e que devem ser estreitados e ainda mais valorizados no dia a dia para a construção de um turismo mais robusto e responsável no Brasil.
Tíssia Veloso, coordenadora do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, esteve presente na missão técnica e disse que a experiência foi extremamente produtiva. “As boas práticas e exemplos vistos podem, sim, servir de modelo para ajudar no desenvolvimento do turismo no estado do Acre, com ênfase para o regionalismo, que se destaca no modelo alemão”, ressaltou.