Compras: Sinpal se reúne com novo secretário de Indústria

Empresários do segmento de produtos alimentares tiram dúvidas sobre programa governamental para fornecimento de produtos

Gerando grandes expectativas no setor industrial, o Programa de Compras Governamentais foi a pauta principal do encontro entre os empresários filiados ao Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares do Estado do Acre (Sinpal/AC) e o novo secretário de Indústria, Ciências e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, na noite da última terça-feira, 15 de fevereiro, na sede da entidade. O presidente José Luiz Felício explicou que ainda pairam algumas dúvidas a respeito do sistema de compras por meio de credenciamento e que o diálogo com o novo secretário deveria ser esclarecedor para o setor.

reuniao fieac 002

De acordo com Assurbanipal Mesquita, a modalidade adotada para o Programa de Compras Governamentais surgiu para beneficiar o setor industrial. “Numa licitação, com disputa de preços, a indústria sempre levava desvantagem, pois o foco é mais comercial. Com o credenciamento, vamos abrir um edital chamando as empresas industriais do setor de alimentos que possam fornecer os produtos descritos ali para se habilitarem. O decreto já está na iminência de sair e, paralelo a isso, já estamos trabalhando na elaboração do edital”, garantiu o secretário.

reuniao fieac 003

Para José Luiz, a presença do secretário teve como objetivo, também, a entrega de demandas do setor de alimentos para a Seict. “Entregamos também a relação das empresas filiadas ao Sinpal com os respectivos produtos e especificações das embalagens”, relatou o empresário. “Esperamos que a Lei de Compras traga benefícios para as empresas instaladas no Acre, mas, para isso, tem que efetivamente ser colocada em prática”, finalizou.