casa sesi
casa senai
casa iel

“O empresário precisa ter voz”, diz presidente da FIEAC em reunião setorial com Marcus Alexandre

A FIEAC recebeu na última quinta-feira, 19, o pré-candidato ao governo Marcus Alexandre, em encontro que teve como objetivo realizar uma primeira rodada de diálogos para apresentar as demandas da indústria acreana e ouvir propostas para o desenvolvimento econômico do Acre. Participaram da reunião empresários dos setores da construção civil, alimentos, confecção, madeireiro, móveis, olaria, gráfico, extração mineral, pavimentação, além do pré-candidato a vice-governador, Emylson Farias, e o ex-secretário estadual de Planejamento, Gilberto Siqueira.

Em sua fala, o presidente da FIEAC, José Adriano, destacou que não há mais como gerar emprego por meio do setor público e, por isso, o próximo governo tem que ter o empreendedor como foco das principais políticas públicas, pois essa é a saída para criar novos empregos no Estado. Segundo ele, essa consciência tem que estar internalizada também nos agentes políticos e nos servidores públicos, sendo essa uma proposta que pode proporcionar uma melhoria com relação às questões burocráticas do Acre.

Durante a reunião, os empresários se posicionaram e explicaram quais os principais gargalos de cada setor e que impedem o desenvolvimento econômico local. Burocracia tributária e ambiental, aumento da informalidade, complexidade do ICMS, descontinuidade dos incentivos da Copiai, sublimite do Simples e a necessidade do diálogo permanente com o setor, por exemplo, foram temas abordados por quase todos os presentes.

O pré-candidato ao governo, Marcus Alexandre, agradeceu o posicionamento de todos e disse que não há receita pronta, nem fácil de resolver. “Ninguém conhece o setor melhor do que vocês, por isso anotei todas as reclamações e sugestões. Para desenvolvermos o Acre, precisamos fortalecer a nossa economia. Conto com a ajuda de todos”, disse.

Para José Adriano, a iniciativa reforça o papel institucional da Federação das Indústrias do Acre. “Nossas ações são em prol do fortalecimento da economia acreana”, destacou.