Representantes do Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior (Nacex) estiveram reunidos, nos dias 25 e 26 deste mês, em Rio Branco, com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. A agenda foi intermediada pelo deputado federal Alan Rick e pelo gabinete do vice-governador, Major Rocha.
A intenção dos encontros, que reuniu empresários e representantes dos setores da indústria de castanha e de carne, foi prospectar a possibilidade de negócios desses dois produtos de destaque do Acre com o país do Oriente Médio. A busca por mercados externos é pauta prioritária do Plano Acreano de Comércio Exterior (Pacex).
Durante a reunião, o embaixador lembrou que essa é sua segunda visita à FIEAC. Na primeira, que ocorreu em setembro de 2020, Yossi Shelley prestigiou uma mostra de produtos acreanos. “Fizemos as primeiras discussões com empresários naquela oportunidade e verificamos o potencial de vários produtos. Agora voltamos para buscar avanços nessas discussões comerciais”, enfatizou Shelley.
Também participaram da reunião o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo Pereira, o secretário de Produção e Agronegócio do Estado, Edvan Azevedo, os empresários Adalberto Moreto, e Nene Junqueira (diretor do Sindicarnes), o assessor de Relações Institucionais da FIEAC, Assurbanipal Mesquita, e Francimar Cavalcante, o assessor do vice-governador do Acre, Major Rocha.
Mantido por meio de uma parceria entre Sebrae, FIEAC e Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), o Nacex é uma estratégia definida pelo Plano Acreano de Comércio Exterior (Pacex) e deve promover uma série de ações neste ano com o objetivo de impulsionar e consolidar a cultura exportadora no Acre.