Iniciativa da câmara técnica de Comércio Exterior do Fórum Empresarial foi direcionada para potencialidades das regiões do Juruá e Tarauacá-Envira
Por iniciativa da recém-criada Câmara Técnica de Comércio Exterior do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, ora presidido pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), foi realizado em Cruzeiro do Sul, na última quinta-feira, 29 de outubro, o 1º Workshop de Comércio Exterior com ênfase para as potencialidades de negócios nas regiões do Juruá e Tarauacá-Envira.
Victor Hugo Rondon, consultor de comércio exterior da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), ministrou conceitos-chave da rotina das negociações internacionais; aspectos da tributação na importação e exportação; logística internacional; contratos de compra, venda e pagamentos; e as oportunidades que se abrem na integração através da estrada de Cruzeiro do Sul – Pucallpa (Peru).
“Hoje, através da integração do Acre ao Peru pela BR-364 ligando o município de Assis Brasil a Inhapari (Peru) se movimentam R$170 milhões por ano em mercadorias e serviços”, revelou Rondon. “Uma nova integração fronteiriça, ligando Cruzeiro do Sul a Pucalpa, sem dúvida, trará grandes possibilidades de negócios e oportunidades de investimentos em outros setores económicos que o Juruá e Tarauacá-Envira ainda não desenvolvem”, complementou.
Neste primeiro Workshop, os empresários puderam receber uma capacitação com conceitos essenciais e metodologias para operar no comércio internacional, destaque para a possibilidade de exportação direta dos produtos como carne bovina, açaí, cacau, polpas de frutas, bebidas e snaks, óleos amazônicos extraídos do murmuru e cocão entre outros, utilizados na produção de cosméticos e muito mais.
Segundo o serviço de consultoria, há todo um trabalho preliminar a se fazer em conjunto com outras entidades governamentais, principalmente, de adequação às normativas sanitárias internacionais (dependendo do mercado-alvo), marketing e capacidade produtiva obedecendo as exigências dos clientes estrangeiros.
No final do Workshop, foram entregues certificados chancelados pela FIEAC. A coordenadora da entidade no Vale do Juruá, Janaína Terças, ressaltou a importância de “promover esses encontros para aumentar o networking e conhecimento do empresário vislumbrando novos mercados”, concluiu.
O próximo Workshop está programado para a primeira quinzena de dezembro em Cruzeiro do Sul, onde haverá uma capacitação especial no contexto do marketing internacional e as novas diretrizes que são tendência mundial. Paralelamente, será realizada uma extensa agenda de atividades com o setor empresarial nos municípios da região. Rio Branco e Brasileia também serão palcos desta iniciativa, com datas ainda a serem confirmadas.