Projeto de Consultoria em SST e os Impactos da Norma Regulamentadora NR 12 é financiado pelo Departamento Nacional do SESI
O SESI e o SENAI no Acre estão realizando consultorias em 15 empresas do segmento de panificação em Rio Branco. Trata-se de um Projeto de Consultoria em SST e os Impactos da Norma Regulamentadora NR 12 na Indústria de Panificação, financiado pelo Departamento Nacional do SESI.
Este projeto é parte integrante de uma série de ações desenvolvidas pelo SESI, no Acre, no cumprimento da sua missão de contribuir com a competitividade da indústria acreana por meio de soluções que possibilitem a redução dos riscos e custos associados à segurança e à saúde na indústria.
Durante o atendimento, as indústrias recebem um verdadeiro ‘raio-x’ da equipe técnica do SESI e SENAI, que inclui a elaboração de um plano de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos utilizados na produção, inventário de máquinas, apreciação de riscos em atendimento à NR 12 por meio de elaboração de Diagnóstico da Norma, emissão de parecer técnico quanto às avaliações de ruído, calor e monóxido de carbono no ambiente de trabalho, acompanhamento das ações de priorização de risco conforme metodologia HRN - Hazard Rating Number, também conhecida como Número de Avaliação de Perigos.
Uma das empresas beneficiadas pela consultoria é a Panificadora Boa União, que atua há mais de 20 anos no ramo e gera atualmente oito empregos diretos. De acordo com Hilberto Silva de Barros Filho, sócio-proprietário do empreendimento, trata-se de uma consultoria completa e detalhada.
“Não conheço outra empresa que faça um serviço diferenciado como este no Acre. É um verdadeiro ‘raio-X’. O atendimento é de qualidade e nos mostra o que podemos fazer de melhorias e investimentos com maior eficácia e de forma assertiva. Muitas adequações sugeridas são simples de fazer e pretendemos colocar em prática”, afirmou o empresário.
Mônica Sauer, técnica em Segurança do Trabalho do SESI/AC, assegura que, quanto mais as empresas avançarem nos aspectos tratados pela consultoria, maior produtividade elas terão. “O SESI mostra o que as empresas precisam adequar conforme à NR 12, enquanto o SENAI entra com a parte de manutenção preventiva, elabora uma planilha funcional com todo inventário de máquinas, periodicidade de manutenção, valores e entrega até manuais desses equipamentos que muitas empresas já não têm. É um trabalho completo e de grande valia para a sustentabilidade desses empreendimentos”, ressalta Sauer.
A consultoria prestada para empresas de panificação pelo SESI e SENAI deve ser concluída até o fim do mês de novembro.