casa sesi
casa senai
casa iel

Fórum de Desenvolvimento: “Há muito potencial no Acre”, diz Motomura

Evento que marcou adesão de membros ao órgão e lançamento de portal na internet contou com palestra de guru da motivação empresarial

Na noite que marcou o lançamento dos portais do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado do Acre e Observatório do Desenvolvimento, além da adesão formal dos membros ao propósito do Fórum, empresários e convidados também foram agraciados com uma palestra ministrada pelo guru da motivação empresarial, Oscar Motomura, fundador de uma das organizações mais especializadas do mundo na área de gestão, estratégia e liderança, a Amana-Key. O evento foi realizado no auditório da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio), na quinta-feira, 5 de abril.

“O Acre está com um tamanho em que o setor empresarial pode fazer coisas extraordinárias. Eu ainda não havia visto uma iniciativa como essa, em que todas as federações e todos os setores estão reunidos para discutir sobre o que se pode fazer pelo seu estado. O potencial que existe aqui é enorme”, elogiou o palestrante. “Só é preciso haver cuidado com as diferenças culturais”, recomendou.

Na ocasião, ambas as iniciativas – Fórum Permanente e Observatório do Desenvolvimento – foram apresentadas ao público, que pôde conhecer melhor o trabalho coletivo cuja finalidade é contribuir com o desenvolvimento do estado. Assim, as federações das Indústrias, do Comércio, da Agricultura, Federacre, Sebrae, Governo do Estado, Ufac, Embrapa, IBGE, Associação dos Municípios do Acre, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal assinaram um termo em que se comprometem a integrar esforços, participar ativamente das ações desenvolvidas pelo Fórum, de forma a contribuir efetivamente com o seu objetivo maior, utilizando-se de estratégias inovadoras para geração e distribuição de riquezas.

“A partir do Observatório, teremos um grande banco de dados que todo empresário deverá consultar antes de implementar um negócio, para não correr o risco de fazer algo errado. Teremos todas as informações e todos os dados do setor que eventualmente ele queira adentrar. Isso não vai servir só para empresários, vai servir para o governo, também, para guiar seus planos”, destacou Leandro Domingos, presidente da Fecomércio. “Nosso sonho é ter um plano para desenvolver o nosso estado pela iniciativa privada, pois nós é que sabemos do que o estado precisa e para onde ele pode caminhar”.

TRABALHO COLETIVO – Segundo o presidente da Federação de Agricultura do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, a falta de informações e dados confiáveis são duas carências muito grandes, que geram insegurança ao setor produtivo. “Os rumos da economia do Acre, que ainda padecem de uma estrutura mais adequada, dependem dessa união em torno desse projeto maior, que nos ofereça oportunidades e àqueles que vêm de fora para investir aqui. Precisamos diversificar a nossa economia e, para isso, o Fórum e o Observatório são dois instrumentos de grande valia para este fim”, pontuou.

O presidente do Fórum, José Adriano, acredita que, a partir de agora, o setor produtivo pode contar com bons modelo e metodologia de trabalho, mesmo que o país – e, por consequência, o estado - esteja passando por dificuldades. “Acredito que, por isso, mesmo, este seja o momento certo para nos propor a um desafio do tamanho que estamos abraçando. Eu me considero uma pessoa otimista, que não perde a esperança nunca e que aposta no trabalho coletivo. Com o envolvimento de todos, somos capazes de transformar e conquistar o que queremos”, finalizou.

O que é o Fórum Permanente de Desenvolvimento – Uma articulação que reúne diferentes setores da sociedade com o intuito de debater e alinhar, coletivamente, estratégias para impulsionar o desenvolvimento local, tem suas ações estruturadas a partir de dois eixos fundamentais: a criação de um Observatório do Desenvolvimento, e a construção de Rotas Estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Acre.

O que é o Observatório do Desenvolvimento – Tem como proposta reunir informações estratégicas para o setor produtivo do Acre, avaliar o impacto de iniciativas empreendidas no estado, acompanhar o desempenho dos principais indicadores locais de desenvolvimento econômico, social e ambiental, e disponibilizar estudos sobre potencialidades e oportunidades de negócio. A expectativa é de que esse trabalho contribua para a tomada de decisões, principalmente, de empresários, além de agentes públicos das esferas estadual e municipal, bem como da sociedade. As informações a serem disponibilizadas pelo Observatório serão resultado da integração de bases de dados públicas associadas às criadas e trabalhadas pelo Fórum por intermédio de suas instituições membro.

Acesse: www.observatoriodoacre.org.br
                  www.observatoriodoacre.org.br