Em ato realizado na tarde da última quinta-feira, 5, a Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) e a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Estado (SEICT) firmaram um termo de cooperação técnica para criação do Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior (Nacex). O espaço funcionará na sede da Casa da Indústria e atenderá todos os empresários que tiverem interesse em exportar os seus produtos.
O assessor de Relações Institucionais da FIEAC, Assur Mesquita, detalha que o convênio está inserido no contexto do Plano Acreano da Cultura Exportadora (Pacex), que contempla uma série de ações que visam desenvolver o comércio exterior no Acre. “A ideia é estimular o setor empresarial por meio de capacitações, consultorias, assessorias, orientações e atendimento ao empresário para se habilitar e organizar seus produtos para alcançar mercados externos. O núcleo está instalado momentaneamente no Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre, na sede da FIEAC”, comentou.
Mesquita explicou, ainda, que o Nacex contará com estrutura de pessoal para atender os empresários e terá um consultor, contratado pelo governo do Estado, que possui grande expertise em comércio exterior. “É uma proposta que inclui A Rede Empresarial de Comércio Exterior Brasil – Bolívia – Peru (Comex), com aporte do governo do Acre, e também com apoio do Sebrae, Apex-Brasil, Fapac e outras instituições, com diversas ações com foco no comércio exterior”, acrescentou.
Segundo o titular da SEICT, Anderson Abreu, o governo do Acre está envolvido no projeto porque acredita que o estreitamento das relações comerciais do Estado com os países vizinhos trará resultados extremamente positivos para o setor produtivo local. “Por isso fizemos contrato com um consultor que tem vasto conhecimento sobre comércio exterior e acordos bilaterais, e que já atuou no Ministério das Relações Exteriores do Peru para nos auxiliar nesse trabalho. Tenho convicção de que, em parceria com FIEAC, Sebrae e outras instituições, teremos êxito e avanços em busca do desenvolvimento para gerar emprego, renda e o bem-estar da nossa população”, frisou o secretário.
O diretor de Indústria da SEICT, Ernandes Negreiros, ressaltou que, por meio do convênio, o consultor, viabilizado pelo governo do Estado, além de dar orientações aos empresários, terá a missão de estabelecer parcerias com países vizinhos, buscar novos mercados e ajudar no desenvolvimento das empresas e seus produtos para a internacionalização. “O acordo consolida essa parceria com a FIEAC e demais instituições com compõem o Plano da Cultura Exportadora”, assinalou.
Para o presidente da FIEAC, José Adriano, o núcleo possibilitará que algumas empresas que já têm uma certa expertise e almejam a exportação possam dar um pontapé inicial em busca dos mercados externos. “E, a partir daí, a intenção é viabilizar outras capacitações e assim novas empresas virão para serem inseridas nessa proposta em que ambicionamos criar, de fato, essa cultura de exportar. Temos muito a avançar e para isso precisamos, por exemplo, de um setor de logística fortalecido e, mais à frente, temos que pensar também em um Centro de Inteligência para auxiliar os empreendimentos voltados ao comércio exterior”, complementou.
Paralelo ao núcleo, o empresário ressalta que o Pacex continuará também firme em suas pautas que envolvem o monitoramento da infraestrutura das alfândegas, conclusão da Ponte do Madeira, trafegabilidade da BR-364, melhoria de serviços do Mapa nos espaços de fiscalização e segurança nas fronteiras. “É um trabalho de parceria, com grande apoio do Sebrae, e envolvimento direto do Fórum de Desenvolvimento Acre, que é o ambiente onde ocorrem todas essas discussões e nossa ideia e torná-las políticas públicas. Esperamos que os próximos passos sejam de convencimento do empresariado local de explorar novos mercados”, salientou José Adriano.
Também participaram da reunião o superintendente do Sebrae no Acre e presidente em exercício da Fecomércio, Marcos Lameira, e a presidente do Setacre, Nazaré Cunha.