O projeto Rede Empresarial de Comércio Exterior Brasil – Bolívia – Peru (Comex) teve participação de destaque no Encontro Empresarial Ucayali - Acre, realizado nos dias 10 e 11 deste mês, em Pucallpa.
Paralelo ao encontro, ocorreu uma exposição e divulgação de produtos peruanos e, durante o evento, o Acre instalou um estande para expor todo o portifólio de empresas e produtos acreanos para empresários do país vizinho. O espaço foi muito prestigiado e contou com amostras de produtos, bem como foi apresentado o catálogo com as 94 empresas acreanas participantes do projeto, contemplando diversos produtos como alimentos em geral, açaí, derivados da mandioca, carnes, madeiras, móveis, e diversos outros que o catálogo vem promovendo.
Assur Mesquita, que é um dos idealizadores do Comex, relata que durante o Encontro Internacional houve uma feira de negócios. “Tivemos um espaço para amostra dos produtos do nosso Estado e também aproveitamos o importante evento para apresentar um catálogo das empresas acreanas. Toda essa programação dentro da proposta do Projeto Rede Comex, que vem sendo desenvolvida pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre e com o apoio do Sebrae e das federações do setor produtivo como FIEAC, Fecomércio, FAEAC, Federacre e outras instituições”, salientou.
Mesquita acrescenta que, durante o Encontro Empresarial Ucayali – Acre, os representantes peruanos demonstraram interesse em produtos do Acre e que o objetivo agora é consolidar negócios. “Nosso desafio agora é consolidar esse mercado internacional, que pode gerar bons frutos tanto para o Acre como para o Peru. A Rede Comex aposta que este é um caminho promissor para alavancar as exportações acreanas”, frisou.
O Projeto Rede de Negócios Comex vem sendo desenvolvido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre desde o meio do ano passado e tem como objetivos qualificar empresas e produtos acreanos, bem como divulgá-los nos mercados do Peru e Bolívia.
De acordo com Egídio Garó, assessor da Fecomércio e que também faz parte da coordenação do projeto, o estande cumpriu seu papel e foi uma primeira experiência da proposta de divulgação do Acre nos mercados externos.