Capacitação foi promovida pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI, por meio de uma parceria com Sebrae e Federação das Indústrias do Estado
Com a proposta de estimular os participantes a reconhecerem e praticarem competências que favorecem a autogestão e a gestão de pessoas, foi realizada na tarde de terça-feira, 1º de outubro, na sede da FIEAC, uma oficina que teve como público-alvo presidentes de sindicatos industriais e associados.
A capacitação, promovida pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI, por meio de uma parceria com Sebrae e Federação das Indústrias do Estado, teve como instrutor o coach de carreira Arthur Rocha Fonseca, que é psicólogo e consultor de Gestão de Pessoas. Em sua explanação, o especialista enfatizou que o tema da oficina é de interesse de todos que trabalham em organizações.
“Pessoas não são simples, muito pelo contrário, são complexas. Diversos empresários dizem que gerir pessoas é um dos principais desafios de seus empreendimentos. Por isso, estamos aqui para ajudar vocês empresários a lidarem bem com essas questões e também estimularem o desenvolvimento de seus colaboradores”, pontuou Fonseca.
Durante a oficina, o instrutor trabalhou com dois principais aspectos: autogestão e a gestão de outras pessoas. “Se não somos capazes de gerenciar bem o nosso próprio trabalho, carreira e desenvolvimento, não temos autoridade e exemplo para gerir outros profissionais. Precisamos perceber o contexto e compreender a pessoa que estou querendo liderar, entendendo suas características e necessidades para adaptar meu estilo de liderança a isso”, acrescentou.
Fonseca também abordou técnicas de feedback e outras ferramentas voltadas para o desenvolvimento de pessoas para que os participantes pudessem vivenciar algumas situações e depois colocar em prática no dia a dia de suas empresas.
Participante da oficina, Ronagela Martini, que atua no setor administrativo da Estrela Gráfica e Editora, destacou a importância do evento. “É essencial estarmos sempre nos atualizando e acompanhando novas técnicas e ferramentas. Gerir pessoas é trabalhar a parte humana. Trata-se de uma área que é benéfica tanto para a empresa como para o colaborador, pois une os dois”, comentou a administradora.
Para Daliane Dalamaria, sócia-administradora da padaria Pertutti, o maior patrimônio de qualquer indústria ou empreendimento são as pessoas. “Portanto, precisamos saber lidar com elas, desenvolver talentos, trabalhar benefícios, conflitos, melhoria da qualidade e da produtividade. Uma boa gestão de pessoas reflete nisso. Temos que aprender cada vez mais estratégias de gestão e fazer uma busca constante por atualizações que melhorem os nossos negócios”, assinalou.
Sobre o PDA – O Programa de Desenvolvimento Associativo é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a CNI. O PDA contém ações em cinco eixos: mobilização e relacionamento sindical, gestão sindical, formação de líderes e executivos sindicais, inteligência sindical e serviços do sindicato.