Iniciativa pretende demonstrar todas as vantagens da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural Racionalizada com Blocos Cerâmicos
Uma parceria inédita da Anicer com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, de São Paulo, vai promover a edição sul do projeto Solução Cerâmica, para demonstração de todas as vantagens da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural Racionalizada com Blocos Cerâmicos, como redução do tempo de construção e de até 30% no valor da obra. A ação consiste na construção de um modelo de casa destinado a Habitação de Interesse Social – HIS, e demonstra de forma prática, todas as vantagens de um ambiente bem planejado, decorado e moderno, suas funcionalidades e novidades do mercado.
Ainda sobre as vantagens da Alvenaria Estrutural, estão as reduções no uso de concreto e ferragem, de mão de obra de carpintaria e ferreiro, e de peças de madeira para formas. Além disso, o sistema também torna a construção mais fácil, com canteiros de obra mais limpos e ecológicos, sem entulhos e restos de madeira. Com estes diferenciais competitivos, destaca-se que a casa modelo é uma realidade a ser aplicada em qualquer região do Brasil.
O projeto é assinado pela CDHU, empresa do Governo Estadual de São Paulo, vinculada à Secretaria da Habitação, a planta da casa foi pensada para atender as demandas de uma Habitação de Interesse Social. Medindo 47,87 m2, o projeto atende a Norma de Desempenho, utilizando técnicas que permitem maior rapidez na execução, eficácia, produtividade, conforto térmico e acústico. A alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos segue as diretrizes de qualidade, com pé-direito de 2,60 m (que permite melhor iluminação e ventilação), laje de concreto, piso cerâmico em todos os ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta e aquecimento solar.
O projeto, que conta com 2 dormitórios, 1 banheiro, sala, cozinha, sala de estar e área de serviço, contempla ainda a garantia de acessibilidade completa, para circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. Isso também beneficia pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças. Os cômodos contam com espaço para girar cadeiras de rodas, corredores largos, janelas em altura que permitiam visão externa, vãos de 90 cm, portas com 80 cm de largura e banheiros acessíveis. As mesmas técnicas de construção, com alvenaria armada com blocos estruturais, podem ser usadas em imóveis residenciais de médio ou alto padrão e em edifícios. Toda construção será realizada em um prazo de 5 dias e ficará em exposição durante os três dias do evento.
A iniciativa será compartilhada com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, através do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu - FozHabita, que receberá instruções técnicas para que possa aplicar o projeto em suas licitações para construção de HIS. Diretora do FozHabita, Elaine Ribeiro de Souza Anderle, explica a importância desta parceria para o município. “Receber um evento como esse da Anicer em Foz do Iguaçu, contribui e muito com o debate, com a discussão da construção civil. Foz do Iguaçu é uma cidade que tem investido muito, principalmente na área habitacional, que é o que cuida do Foz Habita, uma política pública de moradia popular. Então, é essa interação com a Anicer, o desenvolvimento de novas tecnologias construtivas e poder conhecer de perto essa tecnologia só pode fazer bem para a cidade. E paralelo a isso poder proporcionar aos colaboradores, aos servidores efetivos, aos engenheiros, aos técnicos, aos arquitetos o acompanhamento da construção de uma casa num local, é inédito, é muito bom, então é uma experiência super positiva de podermos receber aqui em Foz do Iguaçu um evento como esse”.
Conheça a edição anterior do Solução Cerâmica
O Setor
Representado pela Anicer - Associação Nacional da Indústria Cerâmica, o setor de cerâmica vermelha brasileira é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas para uso residencial e também comercial. O segmento representa 4,8% da indústria da construção civil e gera 293 mil postos de trabalho diretos e cerca de 900 mil indiretos. Segundo o IBGE, o setor é constituído por 6.903 empresas, com faturamento anual de R$ 18 bilhões. Mensalmente, são produzidos mais de 4 bilhões de blocos de vedação e estruturais, e 1,3 bilhões de telhas.