Com programação voltada ao mercado, edição sul do evento promete ajudar o ceramista a alavancar vendas
O 48º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que acontecerá de 23 a 25 de outubro, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, promete superar as metas alcançadas em suas últimas edições, já que empresários de todo o Brasil e do continente sul americano, voltam suas atenções para o início do processo de inscrições do evento.
Diante de um aceno importante de que a economia começa a voltar aos trilhos, o 48º Encontro Nacional promete ser a oportunidade perfeita para a geração de negócios e atualização de tecnologias e conhecimento. As associações de cerâmica do Paraguai, Argentina e Colômbia, já sinalizaram que se juntarão à Anicer no esforço de impulsionar a participação dos ceramistas dos países vizinhos no encontro. Além disso, os sindicatos de cerâmica do Paraná estão mobilizando seus parceiros e associados para que participem das Palestras e Minicursos.
Para o presidente do Sindicer Oeste/PR, Margon Milton Strassburger, a realização do evento no Paraná trará muitas oportunidades às cerâmicas da região. “Considerado o maior evento anual de empresários e também a maior feira de máquinas e equipamentos voltados para o setor, o Encontro Nacional vai proporcionar uma maior credibilidade do setor perante os órgãos públicos e consumidores e a divulgação de novas tecnologias para a melhoria, tanto da indústria como de seus produtos. Aqui, os participantes irão encontrar indústrias cerâmicas com grandes tecnologias, além de uma cidade muito hospitaleira. Esperamos os ceramistas e amigos de todas as regiões, para que prestigiem esse grande encontro. Estaremos de braços abertos para recebê-los”.
Expoanicer internacional
Local escolhido para a realização do Encontro, o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu está situado próximo ao aeroporto da cidade. Em uma área de 10.256,00 m², os visitantes poderão entrar em contato com o que há de mais moderno no mercado. Mais de 40 marcas já confirmaram seus espaços, vindas de países como Brasil, Espanha, Itália, Alemanha e EUA, que prometem apresentar aos ceramistas as novidades em máquinas e equipamentos para o setor cerâmico.
Uma das ações mais aguardadas dentro da programação do Encontro Nacional, a Expoanicer se confirma como uma importante vitrine de inovação e tecnologia para os ceramistas que migram de todas as regiões do país para reciclar o seu conhecimento sobre o setor e investir na modernização de suas fábricas. “A cada ano, incorporamos melhorias neste grandioso projeto, fruto das sugestões e comentários colhidos com os participantes e expositores ao longo de todo o processo, além de seguir tendências tecnológicas mundiais do segmento. Mais uma vez nos chama a atenção que aproximadamente 40% dos ceramistas estão indo ao evento pela primeira vez, comprovando que, além de uma importante ação de negócios, o encontro tem sido uma ferramenta de inclusão para inserir pequenas empresas de todas as regiões no palco principal das inovações tecnológicas e do conhecimento”, avalia o presidente da Anicer, Natel Moraes.
Entre os expositores confirmados estão: Altivo Cerâmica, Anfamec, Bertan, Bonfanti, Bongioanni, Boqcer, Casa da Cerâmica, Crecer, Crisda, Cosmec, CMA, Derosso, Direxa, Fibertherm, Filiere, Gcota, Gelenski, Icon, Hiab, Lippel, Máquinas Man, Marcheluzzo, MBR, Mega Formas, Natreb, NTC, Raça Máquinas, Refratechnik, Reinaldo Hélice, RGmaq, Rogesesi, Sabo Impianti, Saceimpianti, Thermo Industrial, Unicer, Verdés, Zucco, Vídeo UP e Personal Travel.
Palestras e Minicursos apresentam temas atuais
Especialistas de diversas áreas de conhecimento abordam questões relacionadas ao setor cerâmico. Serão 06 Palestras e 02 Minicursos, coordenados por profissionais de diversas áreas de conhecimento, que irão abordar temas relacionados ao setor cerâmico, entre eles: mercado, sistemas construtivos, construção 4.0, tecnologia BIM, inovação em equipamentos, sustentabilidade, arquitetura e revolução digital.
No dia 23 de outubro, a palestra de abertura do evento será sobre “Novas tecnologias, inovações e soluções para a indústria cerâmica”, ministrada por três destacadas marcas de fornecedores de tecnologia cerâmica, a Sabo, a Natreb e a Duracer. Logo depois, a engenheira civil e consultora do programa É de Casa, da Globo, Iza Valadão, debate sobre “Soluções Sustentáveis para a construção”.
No dia 24 de outubro, com a arquiteta Flávia Maritan, uma construtora convidada e mediação do diretor de marketing da Anicer, Juan Carlos Germano, acontece o painel “Construção 4.0 e tecnologia BIM”. Na sequência, com o tema “Um novo olhar da arquitetura para os produtos cerâmicos”, o arquiteto e apresentador do programa Decora, da GNT, Maurício Arruda, conversa sobre as aplicações práticas dos produtos cerâmicos na arquitetura moderna. Depois, a Refratechnik apresenta o tema “Queima de Cerâmica Vermelha” no Minicurso.
No dia 25 de outubro, a coordenadora de projetos estaduais para o setor da indústria no Sebrae Paraná, Adri Kalinowski, irá ministrar o tema “Revolução digital para a indústria da construção”. Seguida pelo painel “O mercado cerâmico no Brasil”, que será mediado pelo Diretor de Relações Institucionais da Anicer, Jorge Lopes e contará com os ceramistas Marcelo Tavares, Juan Carlos Germano, Cláudia Volpini, Constantino Frollini Neto e Luis Lima como debatedores. O Minicurso “O aumento da eficiência produtiva”, com Antônio Carlos Pimenta, acontece na sequência.
No estande da Anicer, os participantes também poderão contar com mini palestras. Entre os temas confirmados, “Secagem” e “Adequação” – com consultoria técnica da Anicer e “Legalização e manutenção de jazidas de argila” – com o professor da IFRN, Otacílio Carvalho.
Cerâmicas Stein e Havaí se preparam para receber as Visitas Técnicas
Como em todos os anos, a Visita Técnica é uma boa oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de indústrias cerâmicas do estado anfitrião. Este ano, contaremos com visitas a duas cerâmicas de destaque da região.
As Visitas Técnicas serão realizadas na manhã do dia 25 de outubro. As empresas escolhidas foram: Cerâmica Stein, fabricante de blocos e lajotas, localizada no município de Entre Rios do Oeste e Cerâmica Havaí, fabricante de telhas, pisos e revestimentos, situada no município de Santa Helena. As visitas serão coordenadas e os ônibus partirão dos hotéis oficiais.
A Cerâmica Havaí conta com gestão familiar dos Strassburger, há mais de 50 anos. Seus representantes têm construído um negócio que exerce função transformadora, que faz a cerâmica desenvolver juntamente ao município de Santa Helena. Tendo como características principais a qualidade do produto e a solidez no mercado, a Havaí atende todo o Estado do Paraná, do Mato Grosso e de Santa Catarina. A preservação e recuperação do meio ambiente é uma das principais preocupações da Cerâmica. A extração da matéria-prima segue rigorosamente as normas do Ibama e do Departamento Nacional de Produção Mineral. Além disso, a Havaí refloresta as áreas de extração.
Já a Cerâmica Stein, tem como missão produzir e comercializar revestimentos cerâmicos de qualidade que atendam aos requisitos de seus clientes e consumidores, assim como os previstos em regulamentos, por meio do desenvolvimento contínuo de seus processos e produtos, da constante qualificação de seus colaboradores, respeitando e preservando o meio ambiente. Além disso, a Stein tem em funcionamento um sistema de biodigestor para gerar energia a partir dos dejetos de suínos, além de instalar um forno contínuo e econômico, o que reduziu em cerca de 90% a emissão de fumaça na indústria. A cerâmica consome em torno de 60 mil quilowatts de energia elétrica ao mês, dos quais 23 mil são gerados através do biodigestor, reduzindo a conta para R$ 30 mil em média ao mês.
Acesse o hotsite do evento e fique por dentro de todas as novidades: https://e48.anicer.com.br