“Este é o nosso ano”, afirma presidente da FIEAC

José Adriano apresenta calendário de eventos alusivos aos 30 anos da instituição, comemorados em 2018

Indústria acreana, engrenagem que não para. Este será o lema que norteará todas as ações da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) em 2018, ano em que a instituição comemora três décadas de fundação. Na manhã desta quinta-feira, 11 de janeiro, o presidente José Adriano Ribeiro apresentou à imprensa a agenda de eventos alusivos à data, comemorada no dia 7 de julho, que permearão todos os meses a fim de evidenciar este marco não só para o setor industrial, como para toda a sociedade acreana. “Este é o nosso ano”, frisou o empresário.

De acordo com ele, a proposta é fazer uma reflexão sobre o desafio do desenvolvimento. “Não estamos vivendo mais como há 30 anos e a mudança que queremos propor para os próximos 30 anos fará diferença se fizermos esta reflexão. Esperamos nos tornar mais acessíveis para a sociedade e é por meio da parceria com a imprensa que conseguiremos. Ao longo do ano, realizaremos muitos eventos que trarão discussões para os entraves do setor, inclusive com participação de personalidades de renome nacional”, ressaltou. Ao lado de Adriano, diretores e executivos estiveram presentes para a apresentação do calendário de ações.

Primeiro presidente eleito, o empresário Jorge Tomás afirma que a história da instituição é exitosa desde a sua fundação. “A Federação teve papel importante para o fortalecimento do setor industrial no estado, por meio também das instituições que compõem o Sistema FIEAC, que é o IEL, o SESI e o SENAI, em termos de inovação tecnológica e formação de mão de obra. Nosso desafio, agora, é aglutinar os vários setores da sociedade - como as instituições de ensino, de pesquisa e financeiras dentro de um fórum que está sendo criado juntamente com outras federações – a fim de trabalhar no projeto de desenvolvimento de longo prazo para o estado do Acre. É o papel mais importante que estamos assumindo agora”, relatou.

AGENDA 30 ANOS - Os 30 anos da FIEAC serão o grande tema de todas as casas que compõem o Sistema Indústria no Acre. Todas as atividades previstas terão este pano de fundo, em uma reverência à instituição-mãe de todas as demais, além das ações especiais apresentadas na coletiva. Em janeiro, o Instituto Euvaldo Lódi (IEL/AC) completa 20 anos e, em virtude disso, realizará uma palestra sobre inovação para acadêmicos e empresários, a fim de despertá-los para outro evento que está previsto para outubro, o provisoriamente batizado de “Industec”, um festival de empreendedorismo para revelação de talentos e startups industriais.

Em fevereiro, o Instituto SENAI de Tecnologia Carlos Takashi Sasai (IST/Acre) realizará uma oficina de móveis e peças de decoração com uso de bambu; já em março, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), haverá o Bazar da Construção Civil, com venda de materiais a preços simbólicos; além disso, está sendo preparada uma programação especial para os 20 anos da Escola SESI e também será realizada a Mostra de Bambu Nativo. Para o mês de abril, estão previstas a Cicleata da Indústria e uma exposição sobre a História da Indústria Acreana. Em maio, mês da indústria, constam a Festa do Trabalhador da Indústria - com a Corrida do Trabalhador - e a entrega de condecorações a destaques empresariais do setor.

Para junho, a agenda reserva o Encontro do Setor Produtivo, a primeira edição da Caravana do Desenvolvimento e a entrega do Centro de Reabilitação do SESI, que é um grande investimento para a qualidade de vida da população. Em julho, mês do aniversário da FIEAC, serão realizadas uma grande festa para celebrar a passagem dos 30 anos da instituição e uma seção solene na Assembleia Legislativa. No mês de agosto, estão previstos o tradicional Jantar da Indústria e a entrega das obras de revitalização e modernização da Escola SENAI Cel. Auton Furtado.

Em setembro, quando se comemora o aniversário da Unidade Integrada do Sistema FIEAC no Juruá, haverá a primeira edição do Jantar da Indústria para homenagear os empresários da região. Em novembro, haverá a segunda e última edição da Caravana do Desenvolvimento e a Feira das Profissões Industriais sob responsabilidade do SENAI. Para fechar o ano de comemorações, em virtude de ser um ano de Copa do Mundo, será realizada a Copa da Indústria, por meio do Projeto Anime do Sistema FIEAC, a fim de arrecadar donativos e posterior entrega para instituições de caridade.