FIEAC apresenta Projeto Arco do Desenvolvimento a prefeitos

Proposta visa preparar municípios para incentivar e atrair investimentos, visando à saída para o Pacífico

Um projeto que visa acompanhar os investimentos da indústria nos municípios locais e incentivar novos empreendimentos em um eixo que compreende a ponte do rio Madeira (AC/RO) até o município de Assis Brasil, na saída para o Oceano Pacífico, denominado “Arco do Desenvolvimento” pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), foi apresentado na tarde desta segunda-feira, 17 de abril, na Associação dos Municípios do Acre (Amac). O presidente da federação, José Adriano Ribeiro, e o assessor de relações institucionais, Assurbanipal Mesquita, expuseram a proposta aos prefeitos, a fim de discutir e entender a realidade de cada localidade.

“O desenvolvimento do nosso estado se inicia pelos municípios. Nós precisamos do apoio das lideranças municipais para desenvolver o projeto da melhor maneira e obtermos sucesso. A ideia é colocar essa proposta em execução a partir de maio. Temos uma preocupação muito grande de não sermos apenas um corredor de exportação para os outros estados. Por isso, gostaríamos de participar e poder contribuir em todos os diálogos a respeito do desenvolvimento do estado com cada prefeitura”, declarou Adriano.

Este Arco do Desenvolvimento soma 10 municípios, o que representa, segundo o levantamento feito pela instituição, 63% da população acreana. Trata-se de uma região antropizada (local cujas características originais sofreram influência humana), com mais áreas aptas para a produção e que recebeu a maior parte dos investimentos do poder público, nos últimos anos, com diversos incentivos fiscais, conforme explicou Mesquita. Entre esses incentivos, foram citados a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Porto Seco, Zona Franca Verde, entre outros.

“Todos esses investimentos que apresentamos aqui tiveram como objetivo preparar o estado do Acre para não ser apenas esse corredor de entrada e saída para o Oceano Pacífico, além de ajudar a desenvolver os setores primário e secundário. A nossa proposta é estimular esses setores em todos os municípios, levando um portfólio de ações, que vão desde o desenvolvimento territorial, modernização da gestão, parcerias público-privadas (PPPs), até educação para a gestão. A ideia é preparar a sociedade para estar atenta às oportunidades”, destacou o assessor de Relações Institucionais da FIEAC.

PLANO DE AÇÃO – O projeto pretende incentivar e atrair investimentos, fazendo um grande pacto com os municípios, de maneira a formular orientações e propostas de políticas públicas voltadas para esse eixo de desenvolvimento. Assim, será levantado um diagnóstico da situação de cada município, identificando as dificuldades e as potencialidades, juntamente com uma equipe indicada por cada prefeito, que seria protagonista dessa iniciativa. Após o diagnóstico, será elaborado um plano de ação para o desenvolvimento local e para o fortalecimento do setor produtivo, contemplando as indicações de cada localidade.

Para o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, a atuação da FIEAC vai muito além da defesa de interesses da indústria, mas também se preocupa em estabelecer parcerias com as instituições. “Vejo essa proposta como uma grande oportunidade. Se tem uma pauta que está no cotidiano das prefeituras é a oportunidade de trabalho. Temos uma demanda muito grande de pessoas à procura e o que a FIEAC está nos trazendo é justamente buscar soluções criativas e empreendedoras, que vão ao encontro dessa demanda. Estamos à disposição aqui em Rio Branco”, garantiu.

Isaac Pianko, prefeito de Marechal Thaumaturgo, ratificou a opinião do colega ao afirmar que esta é uma grande oportunidade para os novos prefeitos. “Fiquei surpreso com esta apresentação. Realmente, todas as prefeituras deveriam ter seu planejamento estratégico de ação, devemos priorizar os debates sobre educação – seja ela formal ou em forma de capacitação – já pensando na nossa política de fronteira. Ainda não estamos preparados para o desenvolvimento e nem estaremos daqui a uns anos se não começarmos esse debate agora”, analisou. “Será um prazer muito grande para nós, de Tarauacá, receber a FIEAC e montar uma equipe para incentivar o desenvolvimento do nosso município”, finalizou a presidente da Amac e prefeita daquele município, Marilete Vitorino.