Na FIEAC, Ministro da Indústria lança incentivos à produção e exportação

Programa Brasil Mais Produtivo e Plano Nacional da Cultura Exportadora visam ajudar indústrias locais a superar barreiras

Empresários do setor produtivo do Acre testemunharam, nesta sexta-feira, 12 de agosto, no auditório da FIEAC, o ministro da Indústria, Marcos Pereira, lançar oficialmente no estado o Programa Brasil Mais Produtivo e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que visam incentivar e estimular as indústrias locais a superar as barreiras que entravam as relações de importação e exportação com os países vizinhos. Estiveram presentes na solenidade, os deputados federais Alan Rick, Sibá Machado (que na próxima semana será empossado secretário de Estado de Indústria e Desenvolvimento) e Lindomar Garçom (RO), a deputada estadual Maria Antônia, o presidente da Federação da Agricultura (FAEAC), Assuero Veronez, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jurilande Aragão , além do anfitrião José Adriano Ribeiro, presidente da FIEAC.

Ambas as medidas são viabilizadas devido à parceria entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), a FIEAC, o SENAI, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sebrae e a Suframa.

De acordo com o ministro Marcos Pereira, o PNCE assenta os alicerces para a reformulação e implementação de estratégias e iniciativas do governo federal, em conjunto com os estados da Federação e com a colaboração de instituições privadas, no sentido de consolidar e fortalecer a base exportadora brasileira, em todas as cinco regiões do país. Já o Programa Brasil Mais Produtivo, lançado em abril deste ano, faz parte de uma estratégia para o aumento da produtividade da economia brasileira, aliada ao fortalecimento do desenvolvimento regional, contribuindo para a retomada do crescimento econômico.

“A indústria é um dos principais motores do desenvolvimento e deve manter seu papel de protagonista para ajudar na retomada do crescimento do Brasil. Neste sentido, é fundamental que o setor tenha como foco o aumento da sua competitividade e o programa Brasil Mais Produtivo tem esse objetivo. Já o PNCE visa desenvolver uma cultura de exportação nas pequenas e médias empresas, além de reduzir o prazo médio de importação e exportação”, resumiu Pereira.

Representando o governador Tião Viana - que esteve reunido com o ministro no gabinete da Presidência da FIEAC antes do início do evento, onde falou sobre as potencialidades de exportação do estado -, Sibá Machado acredita que o Acre não pode ficar mais em posição de observação. “Indústria é a maior fonte de emprego do país. Uma empresa parada é um problema para todos. Deveríamos repensar, também, nas regras de financiamento. Convencer uma instituição bancária a financiar uma empresa pode demorar demais e isso pode resultar na perda de um grande negócio”, alertou.

GARGALOS DO ACRE - A ocasião serviu, também, para que o setor produtivo, por meio do presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, apresentasse ao ministro os gargalos e entraves sofridos pelos empresários locais. Entre diversos entraves, ele citou que, para consolidar as relações com o mercado andino, é preciso adequar a infraestrutura aduaneira na fronteira com o Peru, facilitando o comércio exterior com os mercados andinos; consolidar as relações comerciais com a Bolívia e o Peru, de maneira que sejam mais ágeis e com maior segurança jurídica; concluir a integração permanente com o eixo do Pacífico por meio da obra da ponte sobre o rio Madeira, do anel viário de Brasiléia e da manutenção permanente da BR-317.

“O setor industrial acreano quer colaborar com o debate nacional em favor da superação de problemas. Afinal, é preciso trabalhar para remover os obstáculos que nos afligem. Nossos desafios não são poucos. Mas temos um governo parceiro do setor industrial e que tem apostado na industrialização e na diversificação da sua cadeia produtiva sustentável. Aqui estão instalados projetos ousados, portanto, peço ajuda para que possamos sensibilizar, cada vez mais, deputados e senadores para que contribuam com a construção desse ambiente, a fim de fortalecermos o setor produtivo acreano”, solicitou Adriano.

Em seguida, o empresário entregou um documento intitulado “Acre - Um novo ponto-de-vista para o desenvolvimento regional na Amazônia” nas mãos de Marcos Pereira, que garantiu estar com as portas de seu ministério abertas para o Acre. “As portas do meu gabinete pessoal e da ABDI estão abertas e à disposição da FIEAC. Estamos dispostos a ajudar a avançar a indústria do estado”, garantiu.