casa sesi
casa senai
casa iel

    Notícias

    Comitê Gestor do Plano Acreano da Cultura Exportadora promove reunião na FIEAC

    Comitê Gestor do Plano Acreano da Cultura Exportadora promove reunião na FIEAC

    Encontro reuniu empresários, representantes de instituições e autoridades do Brasil e do Peru para discutir propostas visando alavancar o comércio exterior


    Representantes de diversas instituições, empresários e autoridades do Acre e do Peru participaram, na manhã desta quinta-feira, 9, na sede da FIEAC, da Segunda Reunião Ordinária do Comitê Gestor do Plano Acreano da Cultura Exportadora (Pacex). O grupo, criado em 2017, é formado por diferentes entidades que têm interesse no desenvolvimento do comércio exterior no Estado.

    Na abertura do encontro, o presidente da FIEAC, José Adriano, destacou que o Comitê tem uma importante missão e por isso vem promovendo uma série de atividades como encontros, debates, seminários, visitas às regiões de fronteira, entre outras ações para que se alcançasse o primeiro resultado concebido, que foi justamente um diagnóstico com a identificação dos entraves que inviabilizam o crescimento da relação comercial entre as nações fronteiriças.

    “Esse encontro é um nivelamento do trabalho do Pacex e a ideia é construirmos uma proposta definitiva para levarmos às autoridades, e, o acompanhamento do Comitê é essencial para mantermos um feedback permanente para que essas demandas se concretizem. Queremos destravar tudo aquilo que não avançou nas últimas décadas. Temos propostas audaciosas para consolidar o comércio exterior do nosso Estado”, destacou José Adriano.

    O presidente da FIEAC comentou, ainda, que o grupo deve voltar a se reunir no início do mês de junho, com a presença do superintendente da Suframa. “Também iremos convidar empresários de municípios fronteiriços, além de parlamentares que possam já nos trazer soluções sobre as questões debatidas nesta reunião”, complementou.

    2 consul do Peru

    O cônsul Geral do Peru no Acre, Rondônia e Mato Grosso, Teobaldo Reategui San Martim, esteve presente à reunião e apontou, como entraves nas relações comerciais com o Brasil a partir do Acre, os altos impostos, a má qualidade de estradas do lado brasileiro, bem como o quadro reduzido de servidores nas alfândegas localizadas nos municípios de Assis Brasil e Epitaciolândia.

    Para Reategui, as soluções para esses percalços precisam da interferência dos governos federais. “Temos acompanhado as iniciativas do governador Gladson Cameli, senadores e deputados do Acre, que estão viabilizando um encontro dos presidentes do Brasil e do Peru para o mês de novembro aqui no Acre. Entendemos que nessa reunião presidencial podemos firmar muitos acordos de comércio, política e outros. É uma agenda que ajudará a melhorar a relação bilateral com o Brasil, na qual poderíamos firmar compromissos em diversas áreas”, salientou o cônsul.

    O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Estado, Anderson Abreu, elogiou o trabalho do comitê e garantiu que o governo do Acre está disposto a contribuir para impulsionar a relação comercial com Peru e Bolívia.

    “O Pacex tem desenvolvido um trabalho muito importante, que coincide com os objetivos do governo, que são voltados para trazer desenvolvimento com geração de emprego para nossa população. Inclusive, o governador Gladson Cameli já está tratando, entre outras ações, para fazermos o recapeamento asfáltico das estradas desde Boca do Acre até Assis Brasil. A ideia é que isso ocorra já a partir deste ano, para melhorarmos nossa malha viária”, assinalou Abreu.

    As propostas levantadas pelo Pacex serão inseridas em um documento chamado de “Manifesto aos Governantes e Parlamentares em Apoio ao Desenvolvimento da Cultura Exportadora Acreana”, para que sejam solucionadas as demandas que dependem do setor público e políticas públicas.

    O Comitê Gestor do Plano Acreano da Cultura Exportadora é formado por representantes do Ministério da Agricultura, Suframa, ANTT, Sebrae, SEICT, Fecomércio, FIEAC, FAEAC, Federacre, Acisa, CREA-AC, CRA-AC, Ascontacre, Sescap, Setacre, Senai, Agência de Negócios do Acre (Anac), Senai/AC, FAAO e AZPE.

    3 reuniao fieac

    4 reuniao fieac“Queremos destravar tudo aquilo que não avançou nas últimas décadas. Temos propostas audaciosas para consolidar o comércio exterior do nosso Estado”, destacou José Adriano, presidente da FIEAC - Foto/Assessoria FIEAC

    FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO ACRE
    Avenida Ceará, 3727 - 7º BEC - CEP: 69918-108, Rio Branco, Acre - Fone: (0xx68) 3212-4200
    E-MAILfieac@fieac.org.br
    UNIDADE INTEGRADA
    DO SISTEMA FIEAC NO JURUÁ
    Rua Afonso Pena, Nº 910, Bairro AABB - CEP 69980-000 - Cruzeiro do Sul - Acre - PABX (68) 3322-6597

    editais

    login

    galeria

    Logo FIEAC com CERTIFICADO NBR ISO 9001 BRTUV

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas notícias.