casa sesi
casa senai
casa iel

FIEAC alerta para importância do pagamento da Contribuição Sindical

Recurso gera benefícios ao empresário, fortalece associativismo, além de proporcionar acesso a inúmeras vantagens e serviços da instituição

É por meio da contribuição sindical que se torna possível à Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) oferecer uma gama de serviços de qualidade e vantagens ao empresário do setor industrial, além de fortalecer o associativismo, que é o caminho mais eficiente para buscar a superação de dificuldades e a obtenção de benefícios comuns. Ao promover a integração com empresas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), federações e sindicatos lutam para que a voz da indústria seja cada vez mais ouvida.

Diante das mudanças na legislação trabalhista, tornando ainda mais complexas as convenções coletivas, o presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro da Silva, afirma que a representatividade dos sindicatos necessita ser ainda mais forte e coesa. E isso vai depender da mobilização e conscientização dos empresários. “É preciso que haja maior união neste momento e o entendimento de que as assessorias jurídicas e técnicas serão cada vez mais exigidas a partir deste ano. Para que a federação e os sindicatos possam fazer um trabalho de excelência, necessitamos do apoio do empresário ao fazer o recolhimento da contribuição sindical”, reforça Adriano.

SERVIÇOS – Ao recolher a taxa, o empresário tem acesso a serviços e vantagens do Sistema Indústria, mais especificamente por meio da FIEAC, como assessorias técnicas, missões empresariais em outros estados ou países, participação em feiras dos respectivos setores e descontos significativos nos portfólios de produtos das instituições que compõem o Sistema Indústria, como SESI, SENAI e IEL. Além disso, colabora para custear atividades imprescindíveis para as entidades sindicais, preservar a autonomia dos sindicatos patronais e fazer a defesa de seus interesses, representando-os perante autoridades, órgãos governamentais e fóruns de deliberação, além de firmar convênios e parcerias que favorecem o setor industrial.

Com o apoio da contribuição sindical patronal, a FIEAC vem realizando, em seus 30 anos de atuação no estado, diversas iniciativas bem-sucedidas em prol do desenvolvimento e fortalecimento do setor industrial e, consequentemente, da economia local.

Como contribuir - A contribuição sindical deve ser paga até o dia 28 de fevereiro e a tabela utilizada como base é divulgada anualmente pela Confederação Nacional da Indústria – CNI - conforme link https://sindical.sistemaindustria.org.br/. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (68) 3212-4282.

Veja 5 razões para o empresário contribuir com o sindicato empresarial

1. O sindicato representa o setor perante o governo;
    2. O sindicato lidera as negociações coletivas;
    3. O sindicato é fonte de informação de primeira;
    4. O sindicato oferece serviços para tornar sua indústria mais competitiva;
    5. O sindicato promove a integração e a troca de experiências entre empresários.