Prioridade à geração de empregos

Depois da grave crise política e econômica que castigou o país nos últimos anos, o Brasil ainda enfrenta muitas dificuldades para se reerguer. Uma das principais evidências disso está no preocupante índice de desempregados, que ultrapassa a casa dos 13 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Entretanto, a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao mês de abril de 2018, trouxe números um pouco mais animadores, ao apontar que o país criou 115.898 vagas com carteira de trabalho. No Acre, o saldo também foi positivo, com 1.668 admissões e 1.438 desligamentos.

Considerando 2018 ser um ano extremamente imponderável em virtude das eleições gerais de outubro próximo, é muito difícil prever qual será o cenário da oferta de empregos no Brasil neste segundo semestre e também em 2019. No entanto, é notório que os governantes, parlamentares e gestores públicos precisam criar condições mais favoráveis para que as empresas consigam se fortalecer e, consequentemente, abrir os imprescindíveis postos de trabalho.

A sociedade civil organizada e a população em geral também precisam assumir o protagonismo que lhes é de direito e cobrar, sobretudo neste ano eleitoral, que o emprego seja prioridade dos postulantes aos cargos públicos que estarão disputando os votos nas urnas. Já passou da hora de o Brasil voltar a caminhar para frente e o momento mais propício (e urgente) para que isso ocorra é agora.

O setor produtivo, que é motor que faz com que o país tenha condições satisfatórias de oportunidades de emprego, precisa ser mais valorizado por todos, principalmente pelos governantes. No caso do Acre, melhorias na infraestrutura viária do Estado, incentivos fiscais aos diversos segmentos e maior segurança jurídica seriam ideais para favorecer o ambiente de negócios.

Não há outro caminho. Os empresários têm se esforçado e se “virado nos 30” para contribuir com o desenvolvimento do Estado e do país. E esses obstinados empreendedores necessitam somente de um pouco mais de reconhecimento e valorização para que permaneçam cooperando para que o povo acreano e brasileiro possa, de fato, ter motivos para comemorar, muito além dos gols da nossa ‘Seleção Canarinho’ na Copa do Mundo da Rússia. Rumo ao hexa, mas também com geração de empregos, Brasil!

* Empresário e presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC)