Levando esperança e qualificação para Xapuri

Nesta segunda-feira, 2 de outubro, o Sistema FIEAC inicia, em Xapuri, o verdadeiro mutirão de capacitação e qualificação profissional, por meio da “Caravana do Desenvolvimento”.

Nossa proposta é levar esperança e oportunidade para os municípios. Queremos atender as demandas mais urgentes e continuar atendendo as que surjam futuramente, nem que seja em outro momento. Além da qualificação profissional, nosso foco é nos empresários, aperfeiçoar sua gestão e fortalecer o setor industrial da região.

Além disso, queremos ampliar a presença do Sistema FIEAC no interior do Estado, pois acreditamos que podemos fortalecer as indústrias do interior. Com mais desenvolvimento, gerando mais empregos, melhorando a qualidade de vida dos profissionais e criando novas oportunidades para a população de Xapuri.

Os cursos serão realizados em espaços cedidos e nas unidades móveis do SESI e do SENAI. Assim, conseguiremos atender a população - gratuitamente -, de maneira a auxiliar sua preparação para o mercado de trabalho e assistir a uma demanda carente de mão de obra no interior do Estado.

Desse modo, durante quase um mês, iremos alcançar mais mil pessoas nas áreas de informática, noções básicas de Planejamento Estratégico, Cozinha Brasil, aperfeiçoamento em instalações elétricas, técnica em pinturas especiais (móveis) e aperfeiçoamento em pinturas de obras, marceneiro de móveis sob medida, pães e massas especiais, bolos e tortas, aperfeiçoamento em pedreiro de alvenaria, eletricidade automotiva, pizzaiolo e outros.

A população será beneficiada, ainda, com palestras voltadas para temas como empreendedorismo, redação para o Enem, atendimento ao cliente, a arte de falar em público, negociação e conflito, currículo e marketing pessoal, relacionamento interpessoal e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

No entanto, não conseguiríamos atingir nossas metas sozinhos. Faço questão de destacar o apoio do governo do Estado e a importante parceria da Prefeitura de Xapuri, que mobilizou sua equipe para que tivéssemos condições de realizar esta ação.

O Projeto de Interiorização das Ações do Sistema FIEAC teve início em outubro de 2013, em Brasileia, onde certificou 1,5 mil pessoas. Em 2014 passou por Tarauacá, Feijó e Sena Madureira, totalizando mais de 10 mil atendimentos. Na edição mais recente da Caravana do Desenvolvimento, promovida em junho deste ano, em Brasileia, foram registrados 1.341 concludentes nos 25 cursos gratuitos ofertados.

A indústria é o segmento produtivo que mais sofre o impacto negativo do ambiente recessivo que domina nossa economia. Por isso, faz-se necessário agirmos para tentarmos superar essa crise. Como disse Jose Plácido de Castro, herói da Revolução Acreana, antes de tombar numa covarde emboscada: “ainda há muito o que fazer pelo Acre”. A Caravana do Desenvolvimento, em Xapuri, é um exemplo de que o Sistema FIEAC, está dando sua parcela de contribuição e cumprindo com sua missão de representar e defender os interesses da indústria e contribuir com o desenvolvimento sustentável acreano.

*José Adriano Ribeiro da Silva é o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).