Nesta quarta-feira, 21 de novembro, o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Acre, que é composto pela FIEAC, SESI, SENAI e IEL, apresentou aos seus colaboradores o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), desenvolvido em conjunto entre a instituição e a empresa Leme Consultoria.
O PCCS é um conjunto de regras que define como ocorrem as progressões e promoções dos colaboradores dentro das instituições. É basicamente uma estrutura que estabelece critérios claros para a definição de posições dentro das empresas e as respectivas faixas salariais. Isso significa que, em vez de cada gestor decidir quanto pagar para cada funcionário, esses critérios são definidos de forma transparente e organizada.
De acordo com o presidente da FIEAC, José Adriano, essa implantação traz também benefícios e uma série de desafios, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. “A partir desta implantação, nós passaremos por muitos desafios que são de novas capacitações que iremos fazer olhando para o mercado que está lá fora. Uma delas é o uso de ferramentas de inteligência artificial. Hoje, é inegável a necessidade dessas tecnologias para o crescimento organizacional e cultural das nossas instituições”, pontuou.
O PCCS é um instrumento de gestão construído com base na visão de futuro que se planeja para a empresa. Sua elaboração é focada na aquisição de competências profissionais necessárias ao alcance dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico e pautada na sustentabilidade empresarial.
Para o consultor de RH da Leme Consultoria, Renan Sinachi, a apresentação e implantação do plano destaca o comprometimento da instituição com seus colaboradores e demonstra a transparência de suas atividades.
“Hoje realizamos o evento de lançamento do novo plano de cargos e esse encontro demonstra a empatia e transparência da instituição para seus colaboradores. Então, o principal objetivo era transmitir a credibilidade, falar sobre o que foi feito e trabalhar no que não previmos, porque nós não somos perfeitos. Também queremos criar um canal de abertura para que as melhorias sejam feitas de forma integrada e deixar claro que existem limitações, que o dinheiro não é infinito. Trazer esse entendimento de transparência, alinhamento, geração de empatia e de credibilidade com as ações”, destacou.
Com a implantação do PCCS, a empresa consegue diversos benefícios, como a previsão de gastos com novas contratações e ampliação se necessário. Outra vantagem é que o plano é uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de facilitar o processo de recrutamento e seleção, já que ele mostra para o time possibilidades de crescimento.