casa sesi
casa senai
casa iel

    Notícias

    Fórum propõe debater a engenharia acreana para os próximos 10 anos

    Fórum propõe debater a engenharia acreana para os próximos 10 anos

    Movimento reuniu, no CREA, profissionais e entidades ligadas à atividade para apresentar proposta de trabalho


    Na última quarta-feira, 25 de julho, foi realizado, no auditório do CREA-AC, o encontro do Fórum das Engenharias Acreanas, que é um movimento que aglutina diversas entidades que possuem afinidade com esta área. A iniciativa foi criada com o objetivo de debater a valorização da profissão, bem como do mercado de trabalho. Para a presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) em exercício, Adelaide de Fátima Oliveira, o projeto é oportuno e necessário para incentivar a categoria.

    “Quero dizer que estamos juntos nesta grande parceria. É a hora de debater e buscar as soluções para tantas dificuldades que todos sabemos que existem e quais são”, afirmou ela, durante a apresentação da metodologia de trabalho da iniciativa a profissionais do ramo e representantes de governo. Além das lideranças das instituições que compõem o Fórum – o evento contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas do Estado (Seop), Átila Pinheiro, e Thiago Caetano, superintendente do Dnit no Acre, representando o governo federal.

    Caetano destacou a importância dos investimentos estratégicos que o DNIT vem desenvolvendo no Estado e que o fórum vem ao encontro das necessidades do órgão. “Temos nos preocupado com a formação especializada na área de estradas e transportes, por isso defendemos que o Fórum das Engenharias inclua em suas propostas a criação de um centro de tecnologia para o setor de estradas”, ressaltou.

    De acordo com a presidente do Crea/AC, Carminda Pinheiro, o objetivo é crescer e fortalecer a área de engenharia do estado, apresentando as propostas do Fórum, que serão consolidadas em um documento a ser entregue nas mãos de candidatos a uma cadeira no Legislativo e Executivo em 2018. Também será elaborada, a partir daí, uma “Agenda da Engenharia 2030”, com a finalidade de valorizar a atividade dentro dos próximos 10 anos. “Já temos muitas ideias e colaborações, muitas pessoas se dispuseram a participar. Não há lado político e nem cor partidária. É a primeira vez que o Crea se envolve em política, mas precisamos mostrar nossa cara e mostrar como a engenharia pode contribuir para ajudar a desenvolver o nosso estado”, declarou Carminda.

    O vice-presidente do Crea, Assurbanipal Mesquita, explicou que a ideia de instituir o Fórum das Engenharias surgiu da necessidade de organização das instituições e trabalhar em prol da valorização da categoria. “Nesta reunião de hoje, vamos consolidar os temas a serem apresentados aos candidatos. Estabelecemos este mês de julho para finalizar a etapa de ‘ouvidoria’ para a Agenda do Executivo e Legislativo. Já a Agenda da Engenharia 2030, pretendemos entregar no fim do ano”, informou.

    Na ocasião, o presidente licenciado da FIEAC, José Adriano, apresentou as propostas consolidadas pelo movimento Acre Mais Produtivo. “Ao longo dos últimos dois anos e meio, juntamente com as demais federações representativas do setor produtivo, viemos ouvindo os anseios do menor ao maior empresário. O movimento de unir as instituições é mais do que legítimo, pois não há condições de nos posicionarmos nesse estado sem que seja de mãos dadas, pois todos dependemos uns dos outros”, concluiu.

    Forum das Engenharias

    FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO ACRE
    Avenida Ceará, 3727 - 7º BEC - CEP: 69918-108, Rio Branco, Acre - Fone: (0xx68) 3212-4200
    E-MAILfieac@fieac.org.br
    UNIDADE INTEGRADA
    DO SISTEMA FIEAC NO JURUÁ
    Rua Afonso Pena, Nº 910, Bairro AABB - CEP 69980-000 - Cruzeiro do Sul - Acre - PABX (68) 3322-6597

    editais

    login

    galeria

    Logo FIEAC com CERTIFICADO NBR ISO 9001 BRTUV

    Captura de Tela 2024 07 09 às 12.16.47