casa sesi
casa senai
casa iel

    Notícias

    Fórum de Desenvolvimento propõe criação de Boletim do Setor Florestal

    Fórum de Desenvolvimento propõe criação de Boletim do Setor Florestal

    Indústrias acreanas poderão contar com informativo para facilitar tomada de decisões e estratégias de mercado


    A indústria do setor de base florestal do estado vai ganhar mais um aliado para elevação da competitividade e de estratégias de mercado: o Boletim Informativo do Produção Florestal, cuja proposta foi apresentada pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado do Acre, durante reunião na tarde da última sexta-feira, 20 de julho, com lideranças e representantes da área. De acordo com Dolores Nieto, assessora institucional do Fórum, a ideia é gerar informações relevantes sobre a produção madeireira, a fim de nortear a tomada de decisões dos empresários.

    “Nós, do Observatório, pesquisamos modelos de outros estados e, com ajuda do João Paulo Mastrangelo, representante do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Ufac, formatamos um modelo para ser apresentado aos empresários da indústria de base florestal e como eles podem colaborar para melhorar ainda mais esse trabalho”, explicou.

    No Boletim, constarão informações e indicadores sobre parâmetros de custos, de receitas, preços de mercado, operação florestal e industrial, custos para obtenção de certificação, entre outras. “Sempre buscamos isso, agregação de valor aos nossos produtos, como a madeira serrada, a madeira beneficiada, a madeira laminada e resíduos de aproveitamento”, afirmou Fábio Thaines, representante da Tecman, empresa de consultoria ambiental e de manejo florestal do estado, sendo ratificado pelo engenheiro florestal Rogério Magalhães.

    Para a diretora de projetos da Associação das Indústrias de Madeira de Manejo do Estado do Acre (Asimmanejo), Camila Monteiro, o informativo também pode reunir informações sobre tributos e impostos arrecadados. “São informações relevantes e das quais não dispomos, imprescindíveis para elaboração de projetos, tomadas de decisões e que fornecem subsídios para gerar ainda mais discussões que contribuam para o avanço do setor”, sugeriu.

    “Esta iniciativa é muito interessante e atende a uma solicitação dos nossos empresários. Acredito que a periodicidade pode ser, no máximo, semestral, pois não há grande variação de preços durante o ano. Inclusive, gostaria de já apresentar essa proposta na reunião do Coema (Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI), que será aqui no Estado, no próximo dia 2 de agosto”, finalizou Adelaide de Fátima Oliveira, presidente da FIEAC em exercício.

    FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO ACRE
    Avenida Ceará, 3727 - 7º BEC - CEP: 69918-108, Rio Branco, Acre - Fone: (0xx68) 3212-4200
    E-MAILfieac@fieac.org.br
    UNIDADE INTEGRADA
    DO SISTEMA FIEAC NO JURUÁ
    Rua Afonso Pena, Nº 910, Bairro AABB - CEP 69980-000 - Cruzeiro do Sul - Acre - PABX (68) 3322-6597

    editais

    login

    galeria

    Logo FIEAC com CERTIFICADO NBR ISO 9001 BRTUV

    Captura de Tela 2024 07 09 às 12.16.47