Com a finalidade de despertar no empresário da indústria a sua potencialidade de melhorar o ambiente de negócios local, o Sebrae, juntamente com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AC), e com a parceria da FIEAC e sindicatos da indústria, mobilizou os empresários do Vale do Juruá para dar início ao programa Protagonismo Empresarial do setor Industrial.
Esta versão do programa teve início no mês de maio com a definição de estratégias e metodologias e, agora, é o momento da execução de ações junto aos empresários. A atual fase engloba a identificação e formação de núcleos empresariais em Cruzeiro do Sul e também nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia.
Após a formação dos núcleos, será elaborado pelo IEL um planejamento estratégico voltado para a busca de soluções setoriais e a melhoria do ambiente de negócios. “Esperamos que com esta iniciativa os nossos industriais consigam agir de forma mais proativa e organizada na busca de soluções para os seus problemas”, afirma Assurbanipal Barbary de Mesquita, assessor de Relações Institucionais da FIEAC.
De acordo com o gerente regional do Sebrae no Juruá, Jairo Negreiros, o projeto vem trabalhando de forma a organizar e fortalecer os setores do comércio, indústria e agronegócio, a fim de torná-los protagonistas do desenvolvimento econômico e regional. Já o consultor do IEL, Alfredo Severino Jares Daou, ressalta que cada núcleo deverá desenvolver uma pauta, que contará com apoio e orientação dos consultores para sua resolução.
A representante institucional da FIEAC no Juruá, Janaina Terças, considera que o programa Protagonismo Empresarial contribuirá muito para melhorar o relacionamento dos empresários dos municípios com instituições como o Sebrae e sindicatos. “O estímulo ao associativismo fortalece o setor empresarial, que precisa bastante de todo o apoio possível”, acrescenta Terças.
O projeto irá atender o setor do comércio com a organização das associações nos municípios. Com relação à indústria, as ações desenvolvidas estão voltadas à formação de núcleos que agreguem os segmentos industriais (moveleiros, cerâmicos, alimentação, malharias e demais). Já para o agronegócio, o foco será a organização e fortalecimento dos sindicatos patronais rurais.
Também prestigiaram o Encontro de Empresários da Indústria em Cruzeiro do Sul, na quarta-feira, 2 de junho, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Abreu, e o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem.