Evento foi realizado por iniciativa do Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior (Nacex) do Fórum Permanente de Desenvolvimento
O Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior (Nacex) do Fórum Permanente de Desenvolvimento realizou na última sexta-feira, 20 de novembro, na FIEAC, um workshop de comércio exterior que teve como público-alvo empresários, gestores, contadores, administradores e demais profissionais com interesse no assunto.
Conduzido pelo consultor de comércio exterior da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Victor Hugo Rondon, o evento, que teve também transmissão on-line por meio da plataforma “ZOOM”, capacitou mais de 70 participantes, entre empresários e profissionais. O palestrante detalhou pontos importantes do comércio exterior, logística internacional, tributação de comércio exterior, condições de compras para outros países, entre outras informações.
Presente ao evento, o diretor-técnico do Sebrae no Acre, Lauro Santos, anunciou que está programado no orçamento de 2021 do Sebrae, em parceria com a FIEAC, quatro missões internacionais com empresas que estiverem aptas ao comércio exterior. “Queremos apoiar os empresários que buscam mercados externos”, afirmou.
O assessor de Relações Institucionais da FIEAC, Assurbanipal Barbary de Mesquita, lembrou que o mesmo evento já foi realizado em Cruzeiro do Sul em outubro deste ano e que, após Rio Branco, o workshop deve ser promovido também na região do Alto Acre.
“Existem muitos entraves que estamos trabalhando para superá-los. Por outro lado, precisamos também qualificar nossos empresários para dinamizar esse segmento de atividades. Temos buscado alternativas de crescimento econômico para o estado e por isso que Sebrae, FIEAC, governo do Acre, por meio da Seict, e outras instituições têm dado importante apoio nesse projeto”, enfatizou Mesquita.
Anfitrião do evento, o presidente em exercício da FIEAC, João Paulo Pereira, destacou que as instituições envolvidas no projeto de implementar a cultura de exportação e importação no Acre têm conseguido progressos relevantes. “Precisamos seguir avançando nessa desburocratização e certamente estamos no caminho certo”, asseverou.
Com pensamento semelhante, o titular da Seict, Anderson Abreu, diz que o trabalho de consolidar uma cultura exportadora no Acre começa a colher bons frutos. Certamente teremos êxito e avanços em busca do desenvolvimento para gerar emprego, renda e o bem-estar da nossa população por meio do setor produtivo”, frisou o secretário.
O Nacex do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre, que é mantido atualmente pela parceria entre Seict, Sebrae/AC e FIEAC, programa uma série de outras iniciativas voltadas para o comércio exterior para os próximos meses.