casa sesi
casa senai
casa iel

    Notícias

    Nova câmara técnica vai discutir políticas para agronegócio

    Nova câmara técnica vai discutir políticas para agronegócio

    “Melhor momento deste setor é agora”, observa José Adriano, presidente do Fórum Permanente de Desenvolvimento


    Segundo dados do censo agropecuário, o Acre possui 37,3 mil estabelecimentos agropecuários, o que corresponde a 27,77% de seu território. Em 70% dessas terras, produtores dedicam-se à criação de bovinos para corte, provando que a agropecuária domina o setor agroflorestal do estado. Pensando neste segmento e o quanto ele pode contribuir para o desenvolvimento econômico da região, o Fórum Permanente de Desenvolvimento instalou, na última semana, sua terceira e última câmara técnica, voltada para o setor de agronegócios.

    A oficialização e posse dos novos membros foram realizadas no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), que ficará com a responsabilidade de coordenar os trabalhos desta câmara. De acordo com o presidente da FIEAC e do Fórum de Desenvolvimento, empresário José Adriano, foram instaladas três câmaras técnicas – construção civil, turismo e, agora, agronegócio – com objetivo de gerar vários estudos para subsidiar as políticas públicas que o setor produtivo pretende para o estado.

    “Temos condições de trazer qualquer liderança entendida no setor para abrir a nossa mente. Temos que aproveitar que o governo tem um projeto muito ousado para a área, então devemos ser audaciosos, também. O Acre é um estado diferenciado do ponto de vista geográfico, então temos que aproveitar isso. Já estamos atrasados”, declarou Adriano.

    No entendimento do presidente da FAEAC e coordenador da Câmara Técnica, Assuero Veronez, o agronegócio é a “bola da vez”. “A proposta do Governo do Estado é colocá-la em um dos pilares mais importantes e, nacionalmente, o setor também está mostrando sua força. Temos uma pecuária já bastante consolidada, uma cadeia perfeitamente construída e forte. Mas temos ainda muito o que fazer e muitos desafios, principalmente além da fronteira da pecuária de corte. Nós é que temos que apresentar ao governo qual é a solução para determinados problemas. Com certeza o Fórum, com mais esse passo, dará uma contribuição muito grande para o setor produtivo e governo”, analisou.

    FÓRUM – Instalado em abril do ano passado, o Fórum de Desenvolvimento é um espaço coletivo que reúne representantes de 13 instituições: FIEAC, Fecomércio, FAEAC, Sebrae, Federacre, governo do Estado, Embrapa, IBGE, Ufac, Amac, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Trata-se de um ambiente onde setor empresarial e seus parceiros trabalham para impulsionar o crescimento sustentável do Acre. De acordo com José Adriano, por meio da instalação das câmaras técnicas de estudos, pretende-se implementar rotas de desenvolvimento. “Nosso caminho principal é apontar como melhorar a nossa produtividade, como aumentamos e como fazemos o desenvolvimento econômico acontecer”, resumiu.

    Camara Agronegocio 61

    Camara Agronegocio 106

    FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO ACRE
    Avenida Ceará, 3727 - 7º BEC - CEP: 69918-108, Rio Branco, Acre - Fone: (0xx68) 3212-4200
    E-MAILfieac@fieac.org.br
    UNIDADE INTEGRADA
    DO SISTEMA FIEAC NO JURUÁ
    Rua Afonso Pena, Nº 910, Bairro AABB - CEP 69980-000 - Cruzeiro do Sul - Acre - PABX (68) 3322-6597

    editais

    login

    galeria

    Logo FIEAC com CERTIFICADO NBR ISO 9001 BRTUV

    Captura de Tela 2024 07 09 às 12.16.47