Uma grande celebração marcou, na manhã do último sábado, 31 de agosto, o encerramento da Caravana do Desenvolvimento, no município de Mâncio Lima. A cidade recebeu dezenas de cursos gratuitos, ofertados pelo Sistema FIEAC (FIEAC, IEL, SESI e SENAI), entre os dias 19 e 30 de agosto. Foram certificados mais de 400 alunos.
A certificação contou com a presença do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon/AC), Carlos Afonso Cipriano, que representou o presidente da FIEAC, José Adriano, no evento; do prefeito do município, Isaac Lima; da coordenadora Institucional da FIEAC no Vale do Juruá, Janaina Terças; e da gerente da Unidade Integrada SESI SENAI do Juruá, Perla Borges.
Segundo o presidente do Sinduscon, a missão da FIEAC é promover o desenvolvimento, que só é possível por meio da educação. “Estamos muito felizes com os resultados da Caravana do Desenvolvimento no Vale do Juruá, contemplando Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e agora Mâncio Lima, com capacitação e treinamento, deixando um legado de muito conhecimento e mão de obra qualificada”, ressaltou Cipriano.
Janaina Terças pontuou que a Caravana do Desenvolvimento é um marco significativo, pois celebra a conclusão de uma importante etapa de formação profissional para jovens e adultos do Vale do Juruá. “A educação e a qualificação são essenciais para o crescimento da nossa região”, acentuou.
De acordo com o prefeito Isaac Lima, a iniciativa proporcionou um resultado extraordinário ao município. “Parabenizamos o Sistema FIEAC e os mais de 400 alunos certificados, muitos dos quais já são profissionais e que precisavam se aprimorar e se qualificar ainda mais para se destacarem no mercado de trabalho”, salientou.
Para Perla Borges, o resultado foi extremamente positivo. Ela destacou, ainda, a importância do trabalho de parceria com as prefeituras de Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. “No total, foram mais de 1,7 mil pessoas certificadas e prontas para o mercado de trabalho. Só temos a agradecer aos parceiros e ao presidente da FIEAC, José Adriano, por ter essa visão e sensibilidade da necessidade de investir em qualificação profissional no Vale do Juruá”, acrescentou.
Maria Edinez, de 52 anos, fez três cursos da Caravana do Desenvolvimento em Mâncio Lima e agradeceu a oportunidade de qualificação. “Fiz cursos de Pizzaiolo, Bolos e Tortas e Pães e Massas Especiais. Não tinha oportunidade de ir até Cruzeiro do Sul, mas o Sistema FIEAC trouxe as capacitações até nosso município. Meus certificados não vão ficar guardados na gaveta, pois usarei todo conhecimento adquirido no meu próprio negócio, que é uma pensão”, comemorou a aluna.