Menu Sistema FIEAC
Noticias

 

SESI-DR/AC

Qualidade de Vida

Segurança e Saúde no Trabalho


Em Segurança e Saúde no Trabalho, o SESI desenvolve ações que contribuem para a promoção de ambientes seguros e trabalhadores saudáveis. É oferecida através da Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho.

UNIDADE DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Localizada na cidade de Rio Branco - Acre, a Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho tem como objetivo oferecer serviços de segurança e saúde no trabalho, serviços de odontologia, acesso à saúde suplementar e demais serviços que agreguem valor, tais como vacinas, palestras, cursos de CIPA e outros.

Além disto, desenvolve programação com empresas, entidades comunitárias e órgãos governamentais, com o objetivo de integrar recursos e ampliar a abrangência da prestação de serviços de saúde e prevenção da saúde do trabalhador da indústria.

A Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho atua nas seguintes áreas:

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (SST):

Ações que contribuem para a promoção de ambientes seguros e trabalhadores saudáveis, através dos seguintes serviços:

  1. Assessoria Técnica

Possibilita a implementação de melhorias no ambiente de trabalho, de forma que atenda a legislação e padrões de Segurança e Saúde no Trabalho.

  1. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT):

O programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho tem como objetivo antecipar os riscos que derivam do processo de trabalho, determinando as medidas de proteção e prevenção afim de evitar ações e situações de risco, aplicando técnicas de execução que reduzam ao máximo possível esses riscos de acidentes e doenças.

  1. Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO):

 O programa orienta as empresas nos procedimentos e condutas a serem adotados em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho, com detecção precoce, monitoramento e controle de possíveis danos à saúde do trabalhador causados pelos riscos existentes no ambiente de trabalho.

  1. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA):

 O programa tem como objetivo monitorar possíveis danos à saúde auditiva do trabalhador, em especial os que se encontram expostos a ruídos acima do nível de ação -80dB(A). O SESI atua diagnosticando, prevenindo e controlando as perdas auditivas induzidas por níveis de pressão sonora elevados e auxilia as empresas a cumprirem com a legislação vigente e minimizam demandas judiciais nas esferas trabalhista, cível e criminal.

  1. Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST-IC):

O programa é exclusivo para o segmento da Construção Civil. Contempla o Diagnóstico de Prevenção de Quedas (DPQ), o Programa de Treinamento e Sensibilização (PTS), o PCMSO e o PCMAT.

ATENDIMENTO MÉDICO OCUPACIONAL:

Ações voltadas à saúde ocupacional, realizadas por médicos clínicos ou do trabalho, através dos seguintes serviços:

  1. Audiometria:

O SESI dispõe de uma exclusiva cabine móvel para a realização de exames relacionados à saúde auditiva do trabalhador.

  1. Consultas Ocupacionais:

Realização de consultas admissionais, demissionais, periódicas, de mudança de função e de retorno ao trabalho.

  1. Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV):

Objetiva a detecção precoce de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e a análise das condições associadas ao risco elevado dessas doenças, como tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse (fatores de risco modificáveis).

Após aplicação de questionário e realização de um circuito de saúde, é emitido um relatório com os dados compilados de todos os trabalhadores participantes do diagnóstico, apurado para detectar doenças não transmissíveis. Auxilia na melhora da qualidade de vida do trabalhador e no desenvolvimento de hábitos saudáveis diminuindo o absenteísmo.

  1. Exames Complementares:

Realização de exames complementares às consultas ocupacionais, com o objetivo de avaliar e monitorar a saúde dos trabalhadores, visando à promoção e manutenção da saúde.

  1. Laudo de Insalubridade e Periculosidade (LIP):

O SESI faz uma avaliação (qualitativa e quantitativa) para definir se há exposição aos agentes nocivos que caracterizam a atividade como insalubre e/ou perigosa no local de trabalho e emite o Laudo de Insalubridade e Periculosidade (LIP).

  1. Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT):

O SESI verifica da exposição efetiva aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação destes e emite o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), que é um documento estabelecido e adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS na comprovação da exposição aos agentes ambientais nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador.

  1. Vacinação:

Realização de imunização para os trabalhadores da indústria contra doenças tais como gripe, difteria, tétano, febre amarela e hepatite B.

OUTRAS AÇÕES EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO:

  1. Distribuição de Materiais Educativos e Preventivo:

O SESI oferece gratuitamente às empresas industriais diversos materiais educativos e preventivos destinados à promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Práticos, modernos e autoaplicáveis, esses instrumentos possibilitam que empresários e trabalhadores elevem seu nível de conscientização sobre temas importantes, sempre com foco na promoção da saúde, produtividade e competitividade.

  1. Realização de Palestras de Segurança e Saúde:

Objetiva promover o acesso dos trabalhadores às informações sobre Segurança e Saúde no Trabalho, priorizando temas de maior relevância para a prevenção dos acidentes fatais e incapacitantes. 

ODONTOLOGIA:

O SESI oferece atendimento odontológico de qualidade com custo/benefício atraente para a indústria, seus trabalhadores e dependentes.

Os serviços contemplam as diversas especialidades da odontologia, com profissionais especializados e materiais de qualidade.

A Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho ainda oferece os seguintes serviços e recursos:

PORTAL SESISAÚDE:

O Portal SESISAÚDE é um portal exclusivo que permite trabalhadores de empresas tenham acesso à rede credenciada de médicos de diversas especialidades, através do processo de emissão de guias de atendimento via web, que são autorizadas pelas empresas.

PORTAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO:

O Portal de Segurança e Saúde no Trabalho (site http://sesi.org.br/pro-sst ) tem como objetivo concentrar, em um único local, todas a informações necessárias para apoiar a indústria brasileira na implementação de programas e ações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Para tanto, disponibiliza informações atuais sobre legislação, prevenção de acidentes e outros tópicos relevantes às reais necessidades de SST.

PORTAL DE EDUCAÇÃO:

Os alunos da Educação Continuada têm acesso a um Portal de Educação exclusivo para o aprimoramento do aprendizado. Este portal permite o acesso a diversos conteúdos, incentiva e valoriza a participação e contribui para o surgimento de novas ideias.

UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTOS:

Para empresas, o SESI dispõe de exclusivas Unidades Móveis que permitem a oferta dos serviços nas instalações das empresas e/ou próximas a elas, bem como nos diversos municípios do Acre.

 


Empresa:  SESI


Untitled Document
 
Sistema FIEAC  |  FIEAC  |  SESI-DR/AC  |  SENAI-DR/AC  |  IEL-NR/AC
    
Site Desenvolvido por UNITEC - Conteúdo de Responsabilidade da UNICOM e UNIDADES do Sistema FIEAC.

Para dúvidas e sugestões, entre em contato com UNITEC

Melhor visualizado em resolução: 1024x768.

Sistema FIEAC - Copyright © 2004/2016 - Todos os direitos reservados
.