06 Novembro 2017 In Notícias

Empresários e representantes de indústrias dos setores cerâmico e de extração mineral do Estado estiveram reunidos, na última quarta-feira, 1, na sede da FIEAC, para discutir propostas e alternativas para superar os entraves e alavancar ambos os segmentos. O encontro, que contou com a presença dos presidentes da Federação das Indústrias, José Adriano Ribeiro, do Sindoac, Márcio Agiolfi e do Sindmineral, João Paulo de Assis Pereira, também abordou a importância do fortalecimento do associativismo sindical patronal.

Na abertura da reunião, o presidente da FIEAC chamou a atenção para as mudanças que começarão a vigorar neste mês em função da nova legislação trabalhista. “Estamos preparando um material mais detalhado e possivelmente um seminário também para que todos fiquem atentos e possam cumprir as normas corretamente, de tal forma que as mudanças surtam o efeito esperado. Os empresários não podem ficar restritos somente ao conhecimento de seus contadores e advogados. Temos que olhar nossos negócios com uma lupa, pois os órgãos controladores já fazem isso há algum tempo”, destacou José Adriano.

No encontro, os empresários puderam conhecer em detalhes todo o portfólio de serviços e os benefícios que o Sistema FIEAC, através do SESI, SENAI e IEL, oferecem para ajudar o desenvolvimento de suas empresas.

Ainda durante o encontro, os empresários foram informados sobre a nova realidade que entrará em vigor a partir de 2018, o que inclui o eSocial, as novas regras impostas pela Reforma Trabalhista e a necessidade de combater a informalidade.

O professor doutor em Economia, Carlos Estevão, apresentou uma palestra sobre o cenário econômico, demonstrando que os segmentos de extração mineral e olarias estão atuando na contramão da economia e dos princípios de formação de preço de seus produtos, alertando-os para esta situação.

Jader Lopes Costa, empresário do setor cerâmico, enalteceu a importância do encontro. “Neste momento de crise, em que temos que otimizar custos e estar atentos às demandas e expectativas do mercado, reuniões como essa são de extrema relevância por proporcionarem troca de experiência entre os empresários filiados ao Sindoac e Sindmineral, que têm problemas relativamente parecidos. Portanto, foi uma excelente oportunidade para debatermos e buscarmos soluções para os dois segmentos”, enfatizou.

O presidente do Sindmineral, João Paulo Pereira, reforçou que os setores de extração mineral e cerâmico, por estarem diretamente ligados à construção civil, se assemelham muito em suas dificuldades. “E neste encontro tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o que o Sistema FIEAC pode nos apoiar, além de discutir os novos desafios. Estamos vivendo um período de dificuldades para manter nossas empresas em atividade e viemos aqui, na Casa da Indústria, justamente para buscar alternativas que assegurem melhorias”, acrescentou.

Para Márcio Agiolfi, presidente do Sindoac, o evento propiciou que FIEAC, SESI, SENAI e IEL compreendessem ainda mais como funcionam os setores cerâmico e de extração mineral. “Assim fica mais fácil de todos nós – Sistema FIEAC e sindicatos industriais – buscarmos alternativas para minimizar os percalços enfrentados pelas nossas classes”, assinalou.

Fortalecimento do associativismo – A FIEAC e os sindicatos patronais da indústria no Estado, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria, estão empenhados no fortalecimento do associativismo por meio de projetos de atuação articulada e o Projeto Inovador (iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI). O encontro dos segmentos cerâmico e de extração mineral faz parte desse direcionamento do setor industrial.

Unicom

EMPRESAS


ACESSO RESTRITO


Intranet

ENDEREÇO


FIEAC
Avenida Ceará, 3727 - 7º BEC - CEP: 69918-108, Rio Branco, Acre - Fone: (0xx68) 3212-4200
UNIDADE INTEGRADA
DO SISTEMA FIEAC NO JURUÁ

Rua Afonso Pena, Nº 910, Bairro AABB - CEP 69980-000 - Cruzeiro do Sul - Acre - PABX (68) 3322-6597

logo bndes0001


banner cin   banner Legislacao   cub acre 2017   cont sindical

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Itens filtrados por data: Segunda, 06 Novembro 2017